Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 21.03.11

O SEGREDO JAPONÊS

Dr. Luís Romariz

Os Japoneses vivem mais do que os que não vivem no Japão. A média da longevidade é quase 83 anos, enquanto nos Ocidentais anda à volta do 78 anos. Tem de haver um segredo …

Uma grande diferença reside no consumo diário de um potente antioxidante chamado epigalocatequina-3-galato ou apenas EGCG. Nós pouco EGCG obtemos através dos alimentos que comemos. Por sua vez os Japoneses obtêm-na pelo consumo diário de chá verde. Então o que torna O EGCG tão especial? Bem, os cientistas descobriram a evidência do “gene da longevidade” há 20 anos atrás. É um gene capaz de aumentar o tempo de vida. Há algumas maneiras de “ligar” este gene. Uma delas é através da restrição calórica. Há uma família de genes protectores chamados sirtuinas que sob condições de stress extremo – a fome – são ligados transmitindo a todas as células sinais para cancelarem os efeitos do envelhecimento. Isto até poderia ser uma solução para o envelhecimento … se a fome fosse uma opção. É aqui que entra a EGCG pois ajuda aligar os genes da longevidade de maneira similar à fome. Também ajuda neste processo de envelhecimento porque:

  • Neutraliza os radicais livres
  • Mantém o ADN saudável
  • Aumenta a capacidade para o exercício
  • É25 a100 vezes mais potente que as vitaminas C e E

O resveratrol é um antioxidante encontrado nas uvas e no vinho tinto que também tem a capacidade de ligar as sirtuinas. A metformina, fármaco de origem vegetal usado para tratar a diabetes, também mimetiza a restrição calórica. O exercício intervalado também activa estes genes. Assim, temos várias formas sinérgicas de activar os nossos genes da longevidade…