07.03.11
REFRIGERANTES DIET
Dr. Luís Romariz
É noticia – os refrigerantes “light/diet” aumentam o risco de AVC (trombose cerebral) segundo um estudo publicado pela American Stroke Association. Mas esperem! As agencias noticiosas estão a fazer tudo para desacreditar este estudo, pois interesses mais altos se levantam – a publicidade a estes produtos. Afinal, onde está a verdade? Há variadas razoes para nos afastarmos destes refrigerantes, para alem do facto de nunca se conseguir provar que contribuam para diminuir o peso:
· Aspartame é uma excitotoxina cerebral. O seu intenso sabor doce sinaliza ao pâncreas que produza insulina, a qual em excesso fragiliza os vasos sanguíneos – daí aumentar o risco de AVC.
· Ácido fosfórico e a cafeína foram conotados com uma diminuição da absorção de cálcio, o que aumenta o risco de osteoporose.
· O excesso de cafeína fragiliza as glândulas supra-renais, levando a fadiga e a desequilíbrios hormonais.
· O ácido fosfórico destrói o esmalte dos dentes, levando à cárie dentária.
Há alternativas a este tipo de refrigerantes. Tente água gaseificada com um pouco de sumo de fruto, nomeadamente limão. Ou experimente chás como o de menta, gengibre ou camomila. Use água filtrada, a qual tem outro sabor.