Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 19.10.08

TELEMÓVEIS E CANCRO

Dr. Luís Romariz

Cientistas testemunharam no U.S. House Subcommittee on Domestic Policy que a utilização de telemóveis pode influenciar o aparecimento de tumores cerebrais. A preocupação foi expressa pelo Dr. Ronald Herberman, director da Universidade de Pittsburg, e pelo Dr. David Carpenter, director do Instituto para a saúde e ambiente da Universidade de Albany.

Os dois cientistas citaram um grande estudo recentemente apresentado pelo Dr. Lennart Hardell da Universidade da Suécia, o qual constatou que as pessoas que utilizavam os telemóveis tinham o dobro do risco de desenvolver tumores cerebrais, e neuromas do acústico, um tumor que lesa o nervo auditivo. O estudo também demonstrou que as pessoas que iniciaram a utilização destes aparelhos antes dos 20 anos têm cinco vezes mais hipóteses de contrair cancro cerebral.

O Parlamento Europeu votou recentemente uma directiva na qual pressionam os ministros a limitar a exposição às radiações provenientes do uso dos telemóveis, hi-fi e outros aparelhos geradores de radiação electromagnética – especialmente as crianças que são os mais vulneráveis a estes riscos.