Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 20.01.11

REJUVENESCIMENTO MITOCONDRIAL

Dr. Luís Romariz

O rejuvenescimento e criação de novas mitocôndrias é essencial ao nosso rejuvenescimento corporal. Mas o que são as mitocôndrias? São as centrais celulares de produção de energia, ou seja, sem elas estaríamos mortos, e com poucas ou disfuncionais teremos muita pouca energia. Veja-se o que sucede no velho – não confundir velho com idoso – que aparece lentificado e com cansaço por quase nada.

Assim, a disfunção mitocondrial tem um papel importante em quase todas as doenças, nomeadamente nas doenças degenerativas. É pois vital que se criem novas e maiores mitocondrias de forma a impedir o declínio relacionado com o envelhecimento, e isto pode ser feito através de intenso exercício aeróbico, restrição calórica e certaos medicamentos como a metformina. Recentemente foi observado um avanço com o aparecimento do PQQ – pirroloquinolina quinona – o qual promove a neoformação de mitopcondrias.

Cerca de 95% da energia celular é produzida pelas mitocôndriass, as quais têm a capacidade de se dividir dentro das células saudaveis e hipertrofiar (aumentar de tamanho). Nutrientes como a carnitina, e o Q10 têm a capacidade de proteger as mitocôndrias dos radicais livres protegendo assim as células cardíacas e os neurónios que ao contrário do que se pensa requerem enormes quantidades de energia. É pois importante optimizar a função mitocondrial para prevenir doença cardiovascular, Alzheimer, diabetes tipo II e outras.

Os nossos corpos têm notáveis capacidades de auto-regeneração, mas para tal precisam de mitocondrias saudáveis. Se quisermos viver mais precisamos de rejuvenescer o capital de mitocôndrias.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.