06.01.11
ENERGIA
Dr. Luís Romariz
A razão pela qual tantos de nós nos sentimos miseráveis e ansiosos reside no facto de não fazermos todos os possíveis para manter em forma o nosso corpo quando as nossas hormonas estão em declínio ou desequilibradas. Se quisermos verdadeiramente melhorar teremos de nos questionar sobre o que ingerimos, começando por eliminar os alimentos que nos privam de energia, nomeadamente:
- Amidos: pão. Massas, batata, doces, etc.
- Alimentos processados – alimentos-lixo – especialmente quando não conhecemos alguns dos ingredientes nomeados nos rótulos.
- Café – nas pessoas sensíveis à cafeína.
- Álcool
- Refrigerantes
- Adoçantes, sejam eles quais forem.
Claro que a falta de energia ocorre frequentemente por razões hormonais, nomeadamente por causa da menopausa:
- O declínio hormonal causa distúrbios no padrão do sono, fogachos de calor, suores nocturnos e outros que levam à insónia. Urinar frequentemente também tem a ver, nesta fase, com perturbações hormonais. Tudo isto conduz à exaustão que se reflecte durante o dia.
- Sedentarismo que afecta mais as mulheres em menopausa, pois durante e logo após o exercício produzem-se hormonas benéficas.
- Relações esgotadas. Se houver envolvimento em relações negativas, na menopausa em que é precisa toda a energia, as mulheres encontram-se esgotadas e exaustas.