Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 05.10.08

CHOCOLATE NEGRO

Dr. Luís Romariz

Sabemos agora que o chocolate negro pode baixar a tensão arterial e a proteína C reactiva (o bio-marcador da doença coronária). Mas há mais!
Um estudo analisou o efeito do consumo de 74 gramas de chocolate negro, placebo ou chocolate com açúcar. Placebo a parte cada uma das dosess de chocolate tinha 22 gramas de pó de cacau.
Foi medida a função endotelial (capacidade das artérias manterem o fluxo de sangue e a reação aos vários estímulos) na artéria braquial 8 horas antes e após 2 horas do consumo do chocolate, concluindo-se que os flavonoides (antioxidantes) do chocolate reduziam a disfunção endotelial, mais pronunciadamente no caso do chocolate sem açúcar.

Mais, a longo termo o chocolate negro melhorava imenso a função endotelial em diabéticos tipo II (nestes doentes a disfunção endotelial é causa de gravidade e morte).
Finalmente, de uma perspectiva cardíaca, o consumo de 16 gramas de chocolate negro reduzia a oxidação do "mau colesterol", aumentava o "bom colesterol" asssim como os antioxidantes totais.
Três meses antes, uma meta-análise de cinco estudos demonstrava uma razoável diminuição da tensão arterial nas pessoas que consumiam regularmente chocolate negro.

Em resumo, o benefício do consumo de chocolate negro parece estar nos antioxidantes polifenois contidos no cacau, sendo o açúcar um "estorvo" necessário. Não se esqueça de fazer o exercício aerobico para gastar esse açúcar extra...

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.