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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 23.08.10

A ACTIVIDADE FÍSICA REDUZ O RISCO DE MORTE PREMATURA

Dr. Luís Romariz

Um estudo recente demonstra que a actividade física, mesmo quando ligeira, como a marcha ou ciclismo, pode reduzir substancialmente o risco de morte prematura. O estudo combinou os resultados de outros grandes estudos sobre o impacto da actividade física quer ligeira quer intensa. Embora mais exercício seja melhor, os benefícios de até pequenas actividades foram enormes neste grupo de pessoas. A boa notícia é que não é preciso ser-se um viciado em exercício físico para obter resultados na saúde. Bastam  30 minutos diários de exercício de moderada intensidade cerca de 5 dias por semana, para reduzir o riso de morte prematura em 19% … enquanto com actividade em todos os dias da semana se obtém uma redução de 24%. O exercício físico é uma das melhores armas para aumentarmos os nossos índices de saúde. Tipicamente, o benefício começa pela redução da resistência à insulina, e avança com a perda de peso. O nosso corpo está programado para trabalhar no seu melhor quando estamos com o peso ideal, o qual varia de pessoa para pessoa. Carregar quilos extra aumenta inevitavelmente o risco de doença degenerativa, e fazer exercício cria o efeito oposto – ajuda a reduzir o risco de doença e aumenta a nossa longevidade. Isto passa-se porque normalmente a causa subadjacente ao excesso de peso é uma dieta errada e uma falta de exercício físico as quais levam à resistência à insulina e à leptina. Assim, o treino físico põe em marcha uma espiral de saúde, enquanto o sedentarismo faz o oposto. Entre as doenças mais facilmente tratadas pelo exercício figuram a doença cardiovascular, a diabetes e a depressão. E se quer dar a desculpa de não ter possibilidade de frequentar um ginásio, desengane-se pois basta andar a pé! No entanto, também é fundamental fazer alongamentos e treino de equilíbrio.