Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 13.07.10

CONSELHOS ÚTEIS PARA UMA PELE ÓPTIMA

Dr. Luís Romariz

Nós apreciamos o calor do sol. Também precisamos dele para ajudar o nosso organismo a produzir vitamina D, a qual é necessária à absorção do cálcio e na luta contra o cancro. Mas demasiado sol, ou mais precisamente, a luz ultra-violeta que ele emite pode causar uma série de problemas e de riscos para a nossa saúde. A lesão causada pela sobre exposição solar pode conduzir ao envelhecimento prematuro ou foto-envelhecimento. Este pode-se apresentar como manchas senis, rugas e perda de elasticidade. O risco de cancro da pele – o basalioma – aumenta com a exposição descontrolada à radiação solar. Estes riscos são potenciados pelos solários. Assim, devemos usar protectores solares, excepto nos 20 minutos de produção de vitamina D, e protecção com vestuário adequado. Assegure-se que o seu protector solar não tem químicos e que é eficaz contra os raios UBA – os mais cancerígenos.

Não fume. O tabagismo é causa de envelhecimento cutâneo prematuro, bem como de tom pardacento. Evite as bebidas alcoólicas e os refrigerantes. Tal como o tabaco, o álcool desidrata e envelhece a pele. Os refrigerantes não passam de gordura líquida, e o açúcar neles contido provoca a formação de AGE’s os quais destroem o colagénio. Minimize o stress, pois este é um assassino. Beba imensa água ou infusões.

Use óculos de sol. Eles protegerão os seus olhos, bem como a delicada pele á volta deles. Assegure-se que a protecção que eles oferecem é UVA e UVB. Tome duches curtos, com água apenas tépida e não use produtos de lavagem agressivos. Tenha especial cuidado em remover gentilmente a maquilhagem.   Obtenha um sono reparador. A maior parte do nosso rejuvenescimento efectua-se de noite e fica total ou parcialmente bloqueado se nos deitarmos tarde, dormirmos pouco ou comermos HC antes de deitar. Faça exercício regularmente para activar a circulação sanguínea e fazer assim chegar mais facilmente à pele o oxigénio e os nutrientes.

A nutrição optimizada apoia a saúde da pele e o seu rejuvenescimento. Uma dieta equilibrada e rica em vitamina C, A e E, bem como em complexo B, selénio e zinco pode realmente fazer a diferença. Os suplementos ajudam a manter a pele saudável de várias formas. A vitamina A é necessária à reparação celular e à formação de novas células. A B3 é útil na formação de novas células cutâneas. A vitamina C é essencial para a formação do colagénio. A vitamina e melhora a circulação, e ajuda a reparar cicatrizes. Os efeitos antioxidantes das vitaminas A, C e E, bem como do selénio e zinco são bem conhecidos. O crómio ajuda a reduzir as infecções da pele.A pele é um sistema dinâmico cujas condições e propriedades dependem da temperatura, hidratação, ambiente e outros factores. Mais, a capacidade de absorção cutânea pode variar imenso. Portanto cuide da sua pele por dentro. Trate por fora cá dentro!