Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 30.06.10

COMO TER UM CÉREBRO EXCELENTE

Dr. Luís Romariz

Poderemos ter um cérebro que envelheça bem desde que cuidemos dele. Se prestar atenção poderá vir a modificar sua vida. Estudos sobre 50.000 TAC/RM cerebrais, nos últimos 20 anos, dão pistas importantes sobre o cérebro. Em primeiro lugar temos e perceber o que é a normalidade. Não tenhamos medo de ser confrontados com os resultados de um rastreio cerebral.

Toda a gente, desde as crianças com dificuldades de aprendizagem até aos idosos com demência pode ser ajudada a melhorar o desempenho cognitivo. Há os agressivos, os deprimidos, e outros que não são os mesmos desde que tiveram algum tipo de trauma cerebral. Há casos de alterações por inalação de solventes os quais causam problemas comportamentais. Podemos ter alterações devidas a tumores e não darmos a devida relevância até já ser demasiado tarde. O cérebro, com mais de 100 biliões de células é o órgão mais complexo do nosso corpo e tem mais conexões do que há estrelas no Universo.

Frequentemente, as pessoas não se apercebem de que a má alimentação, a falta de sono, a desidratação, a obesidade, o tabagismo e o stress afectam drasticamente a sua saúde cerebral. Traumas cerebrais mal percebidos podem estar ligados a abuso de medicamentos e álcool. As drogas ilegais têm um impacto forte ao nível cerebral e afectam a nossa genética. O cérebro também pode sofrer com a diminuição da vitamina D, bem como com as dispilidemias (alterações do colesterol) e a HTA (hipertensão arterial). Depois há que ter em conta o contributo de exercício, pois 45 minutos de marcha são inestimáveis. E não se esqueça de andar como se estivesse atrasado. Muitos medicamentos que são maus para o cérebro também aceleram o envelhecimento, encontrando-se entre eles o acetaminofeno e o ibuprofeno. Toda a gente deveria tomar óleo de peixe (ómega-3). Tomem uma chávena de café e um polivitaminico diariamente. Evite todos os hábitos perniciosos à saúde.

O maior assassino das células cerebrais é o açúcar. Mas logo a seguir vem o fumo e o stress (excesso de cortisona).