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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 09.12.14

PREVINA OS CANCROS DA MAMA E DA PRÓSTATA

Dr. Luís Romariz

Há um interesse renovado em relação às propriedades preventivas em relação ao cancro por parte das crucíferas – couves, brócolos, couve-flor, etc. Quando comemos estes vegetais ricos em enxofre produzimos compostos como o I3C e o DIM os quais exibem grande potencial para a prevenção do cancro da mama e da próstata. Estes tipos de cancro são especialmente agressivos nos doentes com excesso de peso.

O I3C e o DIM têm suficiente ciência para apoiar a sua utilização na prevenção do cancro da mama e da próstata, nomeadamente nos pacientes com sobre peso ou desequilíbrios hormonais. Nas mulheres, isto significa dominância estrogénica, e nos homens aumento do PSA e da próstata. Há uma enorme quantidade de genes influenciados por estes compostos no sentido de redução da inflamação e melhoria da comunicação hormonal. Obviamente que as pessoas deveriam comer, no mínimo, cerca de 100 gramas de vegetais crucíferas por semana.

Uma cápsula de I3C ou DIM providencia o equivalente a 10 doses dos referidos vegetais. As mulheres necessitam de cerca de 400 mg e os homens de aproximadamente 600 mg.

Aconselho vivamente a ingestão destes vegetais ou suplementos, mais iodo, vitamina D na prevenção do cancro da mama; bem como a adição de licopeno em relação à prevenção do cancro da próstata. As mulheres devem dar particular atenção à dominância estrogénica e à metabolização dos estrogenios.

Para tal basta fazerem o doseamento do estradiol, progesterona e metabolitos dos estrogénios na urina.

Sab | 06.12.14

ALGAS COMESTÍVEIS?

Dr. Luís Romariz

Gostaria de comer mais vegetais e diversificar a sua ingestão? Tente as algas!

As plantas que evitamos quando nadamos no mar, são muito boas para a nossa saúde e podem ter sabores excelentes. Estas, saõ capazes de suprir os 56 minerais de que necessitamos, com particular relevância para o iodo. Para além disto, a biodisponibilidade destes elementos é maior nas plantas marinhas do que nas terrestres. Por sua vez, os extractos de algas têm mais e melhores antioxidantes, nomeadamente vitamina A, C e E, bem como flavonoides cardioprotectores.

As algas são capazes de inibir a absorção de toxinas oriundas doas metais pesados e isótopos como o estrôncio-90. As algas também fortalecem a imunidade, incluindo as células B e os macrofagos, através dos betaglicanos das algas – laminarina por exemplo. Estes complexos polissacaridos diminuem as gorduras no sangue e normalizam a tensão arterial, pois são ricos em magnésio e potássio. Há várias e variadas formas de cozinhar as algas, constituindo um desafio saudável para os mais refinados cozinheiros.

Sab | 06.12.14

CONSELHOS PARA AUMENTAR A LÍBIDO

Dr. Luís Romariz

Actividades que façam aumentar a frequência cardíaca, tais como exercícios de brincadeira, filmes de acção, etc.

Converse o mais possível, não se limite a olhar e “fazer sexo”.

Coma mais figos – ricos em aminoácidos – e bananas as quais são ricas em bromelaína.

Coma espargos e aipo. O primeiro é rico em vitamina E que melhora as hormonas, e o segundo em androsterona – hormona que excita as mulheres.

Ingira ginseng.

Efectue exercícios físicos dirigidos à pélvis.

Desligue a televisão, cada vez mais associada a disfunção eréctil.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas

Os maus hábitos alimentares, nomeadamente a fastfood, entopem as artérias e proporcionam disfunção eréctil

Cuidado com os medicamentos. Questione o seu médico, pois a maior parte interfere negativamente na libido.

Sab | 06.12.14

O EXERCÍCIO FÍSICO REJUVENESCE

Dr. Luís Romariz

O treino físico regular despende em média cerca de 3500 Kcal semanalmente. O equivalente a caminhar diariamente duas horas, ou outras formas mais vigorosas de exercício físico, pode aumentar o desempenho físico de forma bem notória. Qualquer actividade física com carácter regular traz benefícios para a nossa saúde: mesmo a simples actividade de caminhar diariamente durante 30 minutos pode proporcionar alguns anos de “rejuvenescimento”. Torne-se mais forte. Faça exercícios com carga, tais como levantar pesos, três vezes por semana e com uma duração media de 10 minutos. Este tipo de exercício é particularmente rejuvenescedor, contrariamente ao que se pensa é indicado para os mais idosos, e impede a instalação de osteoporose. Crie resistência com exercícios aeróbicos, bastando cerca de 20 minutos por dia. Quanto mais vigoroso for o exercício, melhor para a saúde e para a “causa” do rejuvenescimento. Em conclusão, se quer rejuvenescer entre num programa de exercício fisico: aeróbica de treino intervalado – alta intensidade e curta duração - três vezes por semana, treino de alongamentos duas vezes por semana (uma das características da velhice é a rigidez articular), e dez minutos diários de treino de pesos de alta carga e baixa repetição.