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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 30.09.09

Cara leitora

Dr. Luís Romariz

> Bom dia Dr. Luís Romariz! > Gostava que me desse a sua opinião relativamente a cremes faciais que > devo usar para atenuar as rugas, flacidez e para retardar o > envelhecimento. > Tenho 37 anos, pele clara, fina, com algumas manchas e sardas, rugas > na testa, contorno dos olhos , contorno da boca e flacidez. > Já usei inúmeros cremes faciais de diversas marcas, já consultei > dermatologistas que me receitaram cremes e outros aconselharam o > botox e o acido hialurónico que nunca fiz, nem pretendo fazer por > enquanto. > Agradecia resposta relativamente às marcas de cremes faciais que devo > usar diariamenete e à noite. > Se o facto de aconselhar determinada marca o comprometer > profissionalmente, sugeria o envio para este e-mail. >Obrigada pela atenção dispensada. >Com os melhores cumprimentos. > Carla Figueiredo Cara Carla Aguarde uns dias e vai ter um link no blogue que lhe abre uma página de dermocosmética. Aí poderá ter muitas das respostas que procura. Dado que não há, nas farmácias, uma linha biológica antiaging, e a linha biológica normal que havia foi descontinuada, aceitei o repto de criar uma linha biológica, "honesta", antiaging. Apenas impus uma condição: que o preço também fosse verde, pois como médico quero é que os meus pacientes cumpram a medicação.

Qua | 30.09.09

MULHERES, STRESS E ACNE

Dr. Luís Romariz

O post de hoje é acerca de uma notícia sobre o aumento das consultas de dermatologia pelas mulheres adultas, tendo como queixa a acne. Os tempos modernos estão a criar um surto de acne nos adultos. O stress é um factor precipitante da acne. Sim, os homens também sofrem de stress, mas devido às suas diferenças hormonais, as mulheres são mais propensas a serem afectadas. Estatísticas recentes da American Dermatology Association mostram que a idade mediana para os pacientes sofrerem de acne tem vindo a aumentar. Dantes andava à volta dos 20.5 anos e actualmente está nos 26.5 anos. Mais de 17 milhões de adultos sofrem de acne nos UA, nos quais há uma maioria feminina.

É uma facto triste mas verídico que a acne aparece muitas vezes nas alturas mais inoportunas como aniversários casamentos, etc., pelo que sendo coincidência a mais se torna claro que o stress é um factor precipitante nestes casos. 

Para as que estão familiarizadas com o meu trabalho na área do antienvelhecimento não é novidade que elevados níveis hormonais de cortisona são destrutivos para o nosso organismo. O cortisol elevado causa um aumento do açúcar levando as células a um estado inflamatório. Mas a acne é sistémica e assim qualquer aumento na inflamação do nosso organismo tem como consequência um aumento da severidade do surto de acne.

Marte vs. Vénus, Androgénios e Acne. Quando os nossos níveis de açúcar e insulina se elevam, seja por uma alimentação imprópria seja pelo stress, nós temos um aumento nos níveis dos químicos inflamatórios ao nível celular. Isto causa que doenças inflamatórias como a acne piorem dramaticamente. O cortisol e os outros esteróides supra-renais actuam como androgénios no caso da acne e estimulam as glândulas sebáceas a produzir sebo criando um surto violento de acne. Embora os homens sejam afectados pelo stress e pelo cortisol, as mulheres sofrem quer da conexão cortisol-açucar-insulina quer do efeito das suas hormonas masculinas.

Mas também há boas notícias. Podemos aprender a baixar o cortisol e a parar a acne antes de começar. Siga estas regras simples e gozará de menores níveis de stress, de energia aumentada, de melhor humor e sensação, e de bem-estar, bem como de uma pele radiante e limpa.

1. Faça uma alimentação anti-inflamatória.
2. Certifique-se de que tem um sono revigorante.
3. Tente diminuir o stress na sua vida.
4. Evite o café. Os ácidos contidos no café podem aumentar a glicemia e o cortisol.
5. Marque tempo para meditação, uma caminhada na praia ou um passeio pelo meio da natureza. Isto diminuirá significativamente o cortisol.
6. Aprenda exercicios simples de Yoga. Substitua o café pelo chá verde.
7. Certifique-se que ingere bastantes ácidos gordos essenciais, nomeadamente os ómega-3. Estas gorduras fazem baixar o cortisol.
8. Tome suplementos de ácido alfa lipoico, zinco, DMAE e ácido pantoténico (vitamina
B5).
9. Ingira óleos como o de borragem, que sejam ricos em ácido linoleico e gama linoleico.
10. Adopte um animal de estimação.

Muitas das celebridades de Hollywood têm uma vida cheia de stress, e o seu rosto limpo pode dever-se ao facto muitas terem animais de estimação. Podemos pensar em pessoas como a Oprah, Jessica Alba, Heidi Klum, Rachael Ray, Paula Abdul, Jessica Biel, Julia Roberts, Demi Moore, Elizabeth Taylor, só para mencionar algumas.  

Seg | 28.09.09

Cara Ana

Dr. Luís Romariz
Tenho 51 anos, sexo feminino.
Tenho pele muito seca.
O que me sugere em relação à toma de um suplemento e qual o creme indicado para obter melhores resultados para a pele, tendo em vista a diminuição das rugas já instaladas e a prevenção.
Já usei Vitacid mas como saiu do mercado passei a usar Retin-A.(não por rotina, mas com muita frequência)
Por mim só estou com dificuldade em acertar nos  produtos certos e honestos.
Com os meus melhores cumprimentos.
Ana Barbosa
 

 

Depois de fazer as análises que lhe indiquei, ficará com uma ideia muito aproximada da sua função hormonal.

Quanto ao Retin-A cuidado, pois o facto de ter uma pele seca levanta objecções especiais. Quanto aos produtos certos e honestosaguarde, pois é possível que em Outubro haja novidades.

Seg | 28.09.09

ALÍVIO DA MENOPAUSA ATRAVÉS DA TIRÓIDE

Dr. Luís Romariz

O corpo feminino passa por uma experiência única à medida que atravessa as numerosas alterações da menopausa. Esteja ou não assintomática, o suporte nutricional de qualidade é imperativo.

Segundo a Thyroid Foundation of America, mais de 11 milhões de mulheres têm uma tiróide hipofuncionante. Acredita-se que outros tantos milhões tenham uma tiróide “borderline” em termos de funcionameneto. O hipotiroidismo parece atacar mais as mulheres entre os 35 e os 55 anos em perimenopausa ou em menopausa. Os sintomas da menopausa como aumento de peso, fadiga, fogachos, insónia, irritabilidade, palpitações, e pensamento “nebuloso” têm sido associados com hipotiroidismo da menopausa.
A tiróide é o regulador major do metabolismo corporal. Tem um profundo impacto no peso porque controla a maneira como o corpo gasta os hidratos de carbono e as gorduras. Os desequilíbrios da tiróide também afectam o controlo do apetite. Os estudos sugerem que as hormonas tiroideas possam modular a leptina, a hormona produzida pelas células de gordura, a qual controla o apetite. Por outras palavras, quanto mais cansada mais apetite terá. À luz do papel da função tiroide durante a menopausa, devemos ter alguns objectivos estrategicos para optimizar as hormonas:
Comer apropriadamente.
A melhor maneira para repor a saúde nos trilhos é eliminar os açúcares e os hidratos de carbono refinados, pelo menos durante um mês. Coma bastante proteína magra, vegetais, frutos secos e sementes, avocados, e fruta fresca. Ao fim de um mês acrescente quinoa, lentilhas, algas, aveia e batata doce, mas com conta, peso e medida!
Dormir profundamente.
Deitar cerca das 22 horas e ter um sono profundo de boa qualidade é crucial para equilibrar as hormonas. As supra-renais recuperam facilmente quando estamos acordados após as 8 horas da manhã, permitindo melhor controlo do peso e benefícios anti-envelhecimento. Tenha o quarto sem luz e com uma temperatura amena. Talvez necessite de melatonina.
Tome suplementos.
Estes são os mais usados na menopausa:
  • Ácido lipoico

  • Ómega-3

  • Weight Management
    CLA, DMAE, Q10, Magnésio e Ácido lipoico.
Seja qual for o estado da menopausa, lembre-se que há maneira de aliviar os sintomas.  
Dom | 27.09.09

AMOR À PRIMEIRA DENTADA

Dr. Luís Romariz

Não, este não é o título de um filme em que descubra vampiros e outros. O que se descobre é a dieta anti-inflamatória que faz maravilhas na sua vida sexual. Adicionalmente a perder gordura indesejada sertir-se-á mais atractiva – o que dá jeito quando toca a ter libido. As gorduras saudáveis são vitais à produção hormonal, e uma vida sexualmente active faz-se à volta das hormonas. Eis uma lista de alimentos que manterá a sua vida sexual activa, bem como a sua felicidade:

  1. Salmão selvagem e outros peixes de água fria (sardinhas, carapau, anchovas, truta, etc,) têm altos teores de ómega-3. De facto, se quer resistência e libido estes peixes são o que necessita. Os ómega-3 são cruciais para o cérebro, para o sistema endócrino e para a pele. Também melhorarão o humor, a sensação de bem-estar, a memória e a o brilho da pele.
  2. Melancia — é rica em l-citrulina, um aminoácido que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.

A L-citrulina suporta o fluxo de sangue pois optimiza a sua conversão de arginina em óxido nítrico – um potente vasodilatador.

  1. Chocolate negro — contém feniletilamina, uma substância que produz o sentimento de “estar apaixonada.” Todos sabemos como o chocolate nos faz sentir bem. De facto, um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine descoriu que as mulheres que consumiam chocolate tinham uma vida sexualmente mais activa do que as outras.
  2. Aspargos — São ricos em folatos, uma vitamina do complexo B aumentando a produção de hisyamina, Níveis correctos de histamina são importantes para o desempenho sexual.
  3. Ostras — São extremamentes ricas em zinco, essencial à produção de testosterone e à inibição da sua conversão em estradiol.

As ostras também aumentam a produção de dopamina que aumenta a libido.

  1. Mirtilos. No que concerne ao aumento de dopamina, os mirtilos reinam. Os mirtilos também protegem da perda de células dopaminérgicas, o que se observa no envelhecimento.
  2. Pevides de abóbora — tal como as ostras, estas sementes são ricas em zinco, e extremamente saudáveis para a próstata. Não substimem o poder do zinco no que concerne à sexualidade feminina.

As sementes de abóbora também são ricas em ómega-3 precursor das prostaglandinas – hormonas celulares importantes para a sexualidade.  

  1. Alho — contém alicina, um composto sulfurado que aumenta o fluxo sanguíneo aos órgãos sexuais. Alguns peritos acreditam que o alho seja um afrodisíaco poderoso.
  2. Avocados—ricos em ácido fólico aumentam a produção energética, o humor e a sensação de bem-estar.
  3. Amendoins—especialmente para os homens -  Os estudos mostram serem ricos em L-Arginina, um aminoácido importante no aumento do desempenho sexual pois liberta óxido nítrico que dilata as artérias.  
Sex | 25.09.09

O AÇÚCAR E A PELE

Dr. Luís Romariz

O açúcar em qualquer das suas múltiplas formas (xarope de frutos, açúcar de cana, pão, pasta, batatas, etc.) é extremamente lesivo para a nossa pele – na realidade ele é lesivo para todos os órgãos.

O açúcar e os alimentos que se convertem rapidamente em açúcar – ditos de alto índice glicémico – causam um pico súbito de glicose no sangue, resultando numa grande libertação de insulina na corrente sanguínea a qual nos obriga a armazenar gordura em vez de a gastar. Contudo, este não é o único problema.
À medida que estes açúcares são ingeridos eles causam um surto de inflamação celular, pois as moléculas de glicose podem ligar-se permanentemente às proteínas, tais como o colagénio presente na nossa pele. Este processo é conhecido como glicação.
Então, os únicos açúcares que devemos ingerir são os dos vegetais e dos frutos. Estes alimentos têm um elevado teor em elementos anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando a estabilizar a glicemia (açúcar no sangue), e nutrientes que promovem uma pele bela e radiosa.
Qui | 24.09.09

Cara leitora

Dr. Luís Romariz
Gostaria de saber qual a melhor solução para o meu problema hormonal e osteoporose.
Tenho 60 anos, tenho sido sempre saudável.
Desde a menopausa aos 49 anos que sinto afrontamentos, estes não têm diminuído com o passar do tempo. Não fiz terapêutica de substituição hormonal porque o médico entente que o risco/beneficio não compensava.
Fiz denssitometria óssea há 1 mes, e o resultado é de 40% de osteoporose na coluna (fémur dentro de parâmetros normais).fiz também mamografia e papanicolau, os resultados estão normais.
Gostava de saber as alternativas que tenho para corrigir ou melhorar a parte hormonal e osteoporose.Não tenho excesso de peso, faço alimentação saudável e exercício físico (2 x semana)
Grata pela atenção.
Maria Fontoura
Gostaria de saber qual a melhor solução para o meu problema hormonal e osteoporose.
Tenho 60 anos, tenho sido sempre saudável.
Desde a menopausa aos 49 anos que sinto afrontamentos, estes não têm diminuído com o passar do tempo. Não fiz terapêutica de substituição hormonal porque o médico entente que o risco/beneficio não compensava.
Fiz denssitometria óssea há 1 mes, e o resultado é de 40% de osteoporose na coluna (fémur dentro de parâmetros normais).fiz também mamografia e papanicolau, os resultados estão normais.
Gostava de saber as alternativas que tenho para corrigir ou melhorar a parte hormonal e osteoporose.Não tenho excesso de peso, faço alimentação saudável e exercício físico (2 x semana)
Grata pela atenção.
Maria Fontoura
 
A soluçaõ passará por uma optimização hormonal bioidêntica, ingestão de proteína de soro de leite e exercício físico com resistência.
A progesterona e a testosterona têm actividade na formação óssea, enquanto os estrogénios têm actividade impedindo a reabsorção óssea desmesurada.
Quanto ao tal risco/benefício da substituição hormonal isso só se põe em relação às hormonas sintéticas.
Mais, só com o painel hormonal!

 

 

Qui | 24.09.09

O DILEMA DAS DIETAS

Dr. Luís Romariz

 

Nunca a pressão para ser magra foi tão grande. Infelizmente as nossas escolhas alimentares diárias tornam este objectivo praticamente impossível de alcançar! O cidadão comum, adulto ou criança, é bombardeado com carne de animais alimentados a grãos, com bebidas de alto teor em frutose, açucares e amidos refinados, e as perigosas margarinas. Até os saborosos cremes para barrar são problemáticos pois têm gorduras hidrogenadas.

O problema com estes alimentos consiste no facto de eles sabotarem os esforços das pessoas mais dedicadas a uma dieta porque promovem a deposição de gordura e porque são pró-inflamatórios. A manutenção de um peso saudável não tem que ver apenas com a ingestão de gordura ou de hidratos de carbono. Tem a ver com algo que a maioria das pessoas não tem consciência – a conexão entre inflamação silenciosa e gordura corporal, e o facto de uma não estar presente sem a outra.  
As pessoas ligadas à moda, especialmente as mulheres, basicamente passam fome. Tantas e tão belas e talentosas mulheres, e homens, sofrem de distúrbios alimentares, que a maioria tem sorte em estar viva. Lembro-me da Princesa Diana, da Kate Beckinsale, da Audrey Hepburn, da Kate Winslet, do Elton John e da Jessica Alba, entre outros. As dietas de fome têm como resultado final o facto de se perder mais músculo e orgaos do que gordura. O incrível poder de uma dieta anti-inflamatória conduz a uma perda de gordura sem perda muscular sensível. Esta dieta também é antienvelhecimento e antirugas. Não foi desenhada especificamente só para perder gordura.
Algumas regras desta dieta podem ser facilmente seguidas:
  • Todas as refeições devem incluir proteína, hidratos de carbono de baixo índice glicémico e ácidos gordos essenciais.
  • Ingira a proteína em primeiro lugar. A carne, o salmão, o cocktail de camarão, ou o batido de Whey ajudam a suprimir o apetite.
  • Reserve a fruta fresca para o fim da refeição. Sempre se previne a entrada abrupta de açúcar no sangue. Relembre o seguinte facto: libertação de insulina = acumulação de gordura!
  • Não coma no intervalo das refeições para não libertar insulina.
  • Coma peixe gordo e tome óleo de peixe. Os ómega-3 têm um incrível poder anti-inflamatório.
  • Ingira, sempre que possível, produtos biológicos. Na dúvida compre carne de animais alimentados a pasto.
  • Não coma nada após o jantar.
  •  

Se pensa que as fabulosas figuras da Eva Mendes, Scarlett Johansson, Bar Rafaeli, Adriana Lima, Megan Fox ou Catarina Furtado são inatingíveis, pense novamente. Saiba que uma boa parte dos seus problemas de gordura não são culpa sua! O grande problema está no abandono da dieta dos caçadores-recolectores à base de frutos secos, sementes, bagas, legumes selvagens, frutos, peixe e caça. Infelizmente, a maioria destes alimentos foi trocada pelos industrialmente processados.
Qua | 23.09.09

Cara Glória

Dr. Luís Romariz

Bom dia,

Gostaria de saber qual a melhor solução para o meu problema hormonal. Tenho 41 anos, e há cerca de 2 anos, quando resolvi deixar a pílula deixei de ser menstruada. Após fazer uma série de exame, verificou-se que tinha a prolactina ligeiramente aumentada, mas como na altura tomava Socian, foi-me logo retirado. Só passado 1 ano é que voltei a ser menstruada, mas fiquei com os ciclos muito desregulados, ou seja, atrasa muito, tenho dores menstruais quase o mês todo, tenho dores nos seios, ando sempre deprimida e tenho ataques de pânico. O médico aconselhou-me a voltar a tomar a pílula. Gostava de saber se há outras alternativas.

 

O que conta faz pensar em sintomas da perimenopausa. Claro que segundo o meu ponto de vista a pílula não é opção pois é potencialmente cancerígena e produtora de tromboses, bem como de doença cardiovascular. O meu conselho é: fazer ecografia endovaginal com determinação da espessura do endométrio e mamografia. Análises hormonais e bioquímica. Conforme os resultados dos exames deverá fazer modulação hormonal BIOIDÊNTICA para correcção dos sintomas e dos desequilíbrios. Mas terá de pensar noutro método anticoncepcional.

Visto morar em Lisboa pode contactar a A4Miberia em Cascais.

 

www.a4miberia.com

Phone: 214 830 057 or 214 812 580

Fax. +351 214 821 387

 

Qua | 23.09.09

Cara Alda

Dr. Luís Romariz

Me chamo Alda, assisti ao programa Mais Voce, e gostaria de tirar algumas duvidas.fiz uma cirurgia de esterectomia ha cinco anos atras e nunca fiz reposição hormonal,gostaria de saber se tem alguma clinica na cidade onde moro em Belem-Pa!


Cara leitora

Como tenho escrito, não conheço a realidade brasileira e portanto não lhe posso dar indicação de um médico na sua cidade, que é a cidade natal do meu pai.

Mas devia ter feito reposição hormonal desde a histerectomia. Assim, vai ter de ir atrás do prejuízo!

Para ir adiantando serviço pode fazer as análises bioquímicas de rotina e as hormonais : estradiol, testosterona livre, insulina, FSH, LH, progesterona, cortisol, TSH, T4 livre e T3, DHEAs e melatonina na saliva.

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