Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 17.06.10

VITAMINA E VERSUS RADIAÇÃO

Dr. Luís Romariz

Os Ocidentais, comparados aos outros cidadãos mundiais, estão expostos a altíssimos níveis de radiação resultantes de TACs e mamografias. Outros são expostos às radiações durante as sessões de tratamento oncológico. E para além disto há a exposição às radiações de raio-X, telemóveis, microondas, linhas eléctricas e radiação solar. Um novo estudo mostra que o gama tocotrienol, uma das formas do complexo vitamínico E, pode proteger contra a exposição às radiações.

A exposição excessiva às radiações causa lesão no AND, especialmente ao nível da medula óssea que produz os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos vitais para a nossa sobrevivência. Para além disso, a exposição à radiação tem consequências adversas na saúde vascular e na imunidade, perturbando o equilíbrio energético e aumentando o risco de cancro. Especialmente relevantes são as células hematopoieticas, que geram as células do sangue rejuvenescendo-o continuamente. No estudo em apreciação foram incubadas células sanguíneas com gama tocotrienol, tendo estas células recuperado totalmente das lesões infligidas por uma exposição padrão à radiação. Uma análise detalhada à medula óssea revelou que o gama tocotrienol mantém a integridade das células medulares.

Este é um estudo relevante para todos, especialmente para os mais submetidos às radiações por motivo de doença.  Está em estudo a associação desta forma de vitamina e com o ácido alfa lipoico, no sentido de juntar o máximo de factores protectores das radiações. Como venho afirmando, temos de respeitar as formas naturais das vitaminas – conforme elas ocorrem na natureza – evitando administrar apenas um dos seus componentes (no caso do complexo E é normalmente administrado o alfa tocoferol). Até pode ser mais barato, mas não é certamente benéfico para a nossa saúde.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.