Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 08.09.08

ANTI-RUGAS EFICAZ

Dr. Luís Romariz

A vitamina "C" não contribui apenas na prevenção de resfriados, age também no combate ao foto-envelhecimento da pele. Uma pesquisa inédita comprovou que este antioxidante reduz os efeitos prejudiciais do sol, como rugas, secura e manchas.

Os resultados mostraram que o uso de cremes à base da vitamina multiplicou os níveis de colagénio - fibras de sustentação da pele - de 2,5% para 10%. 

Mas a aplicação só é eficaz se a vitamina estiver na forma de ácido ascórbico.

Só assim penetra a camada média da pele, a derme, onde o colágeno é produzido.

A vitamina C possui efeitos antioxidantes, reparando danos causados pelos radicais livres gerados com a exposição solar, estimula a síntese de colagénio, age como clareador cutâneo e diminui o eritema (vermelhidão) criado pelo sol.

Vinte mulheres, com idades entre 40 e 55 anos, foram acompanhadas por seis meses. Por biópsia, coletaram-se fragmentos de pele do rosto no início e no fim do período. Depois, as amostras foram à análise microscópica.

A absorção da vitamina C, em forma de creme, na pele, é 20 vezes maior do que a vitamina ingerida - afirma a coordenadora do trabalho apresentado em julho, no IV Congresso da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética, em Paris.

Uma das vantagens do produto é a facilidade de adesão ao tratamento, porque não precisa ser utilizado diariamente.

Após atingir a saturação do reservatório da pele, em geral após 3 dias de aplicação, fica agindo no tecido durante quatro dias - garantem os cientistas.

Outro benefício é o tratamento poder ser feito durante o verão:

- Não tem os efeitos colaterais do ácido retinóico, substância muito fotosensibilizante e contra-indicada para grávidas. O creme de vitamina C é ideal para quem adora o sol - afirmam os pesquisadores.

É o caso de Elisabete Blanc, que participou do estudo, que sempre freqüentou a praia. Com 53 anos, nunca teve hábito de usar cosméticos, mas aprovou o creme.

- Em pouco tempo notei que estava com a pele mais lisa e acetinada. Tinha umas manchas discretas que depois do tratamento desapareceram - comenta.