Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 08.06.10

COMO COMBATER O CANCRO

Dr. Luís Romariz

Há uma nova abordagem para combater o cancro – anti-angiogénese, a qual significa prevenir o crescimento da rede de vasos sanguíneos que nutre os tumores batendo desta forma o cancro no seu próprio terreno. Angiogénese é o processo que o nosso corpo usa para criar novos vasos sanguíneos. Este processo pode ser benéfico ou maléfico. No caso de um enfarte este processo permite criar uma nova rede vascular que irriga o coração. No caso dos tumores permite-lhes o crescimento explosivo. Neste caso o tumor não sobrevive sem um grande suprimento de oxigénio e de glicose. Ora, se conseguirmos “tirar-lhe o pão da boca” estaremos com meio caminho andado no combate ao cancro. Uma das grandes diferenças entre as células cancerosas e as normais reside na taxa de crescimento e multiplicação, a qual está muitíssimo acelerada no caso das células tumorais. O nosso corpo tem a capacidade de regular a quantidade de vasos sanguíneos necessária a cada momento da vida, fazendo-o através de estimuladores e inibidores.

A terapia anti-angiogénese é a maneira de cortar o suprimento sanguíneo aos tumores cancerosos. Há vários medicamentos com este tipo de actuação, os quais aumentam as taxas de sobrevivência. Contudo a resposta no combate ao cancro reside na prevenção. Curiosamente, a obesidade também depende da angiogénese. Tal como as células tumorais, os adipócitos necessitam de vasos sanguíneos para crescer, pelo que uma dieta efectiva na obesidade também terá um papel na carcinogénese. Há vários nutrientes nos quais ocorrem naturalmente substâncias inibidoras da angiogénese, pelo que o consumo destas substâncias aumenta a nossa possibilidade de combater o crescimento tumoral. Os factores nutricionais contribuem com cerca de 25% das causas de cancro. Segundo o perito Dr. Li, o resveratrol inibe a angiogénese em 60%. Ainda mais potente poderá ser o ácido elágico contido nos morangos. Outros nutrientes com capacidade anti-angiogénese incluem o alho, os mirtilos e demais bagas, os tomates, o açafrão, os cogumelos, e o chá verde evidentemente. Curiosamente, a pesquisa revela que é mais importante a combinação de alguns destes nutrientes do que a aposta num só, pois há sinergia entre eles. Outra maneira de combater a angiogénese é através do controlo da insulina. Dado que esta hormona actua como factor de crescimento e potenciadora da angiogénese, a sua normalização em baixa pode fazer toda a diferença. Alias, há estudos que apontam claramente para um aumento da incidência de cancro em doentes a fazer insulina. Por outro lado, as células cancerosas são ávidas de glicose para poderem obter a enorme energia necessária à sua multiplicação e crescimento desmesurados.

Actualmente, é impossível falar em prevenção de cancro sem referir a vitamina D. Esta tem capacidade anti-proliferativa (crescimento) e pró-diferenciação (manutenção de células da linhagem original) pelo que controla o aparecimento de células cancerosas, Sabemos recentemente que níveis nos 2/3 superiores do normal, praticamente anulam o risco de cancro da mama. Este modelo prediz que 75% das mortes por cancro da mama podem ser prevenidas com a suplementação de vitamina D e de cálcio.

Podemos usar de diversas estratégias para diminuir o risco de cancro:

  • Controlo da insulina
  • Ingestão adequada de óleos ómega-3
  • Exercício físico sustentado
  • Controlo do stress
  • Ingestão elevada de fitonutrientes (vitaminas, antioxidantes, antocianinas e outros pigmentos) e fibra solúvel
  • Manutenção do peso ideal
  • Sono de qualidade
  • Diminuição da exposição a tóxicos ambientais e poluição atmosférica
  • Preferência por cozidos, ou estufados em detrimento de assados e grelhados

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.