Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 19.05.10

CONTROLE O APETITE COM ESTE TRUQUE

Dr. Luís Romariz

Para evitar comer de mais – obtendo assim um tamanho extra – tente o seguinte expediente. Demore pelo menos 30 minutos a comer.

A pesquisa demonstra que saborear cada garfada como se fosse a nossa última refeição reduz os níveis das hormonas do apetite – aquelas que a saciam quando dá a refeição por terminada. No estudo, verificou-se que quando se demorava cerca de 30 minutos a comer um gelado eram libertadas em mais 30% a quantidade de duas hormonas que suprimem o apetite – o péptido YY e o glucagon-like péptido-1, e que isto durava cerca de 2 ½ horas.

As hormonas do “estou cheio” são especialmente libertadas no tracto gastrointestinal. Comer faz despoletar a produção destas hormonas, mas os cientistas ainda não compreenderam por que é que a sua libertação é maior quando se come devagar. De qualquer forma pode acrescentar os seguintes conselhos para ter um controlo mais eficaz do apetite:

  • Meia hora antes de uma refeição ingira 2 cápsulas de glucomanano e/ou 1 colher sopa de Psyllium
  • Aumente a quantidade dos vegetais, por cada refeição
  • Aumente a quantidade de proteína ou coma um queijo fresco integral 30 minutos antes de comer
  • Lembre-se de ingerir bastante água, preferencialmente antes da refeição, pois muitas vezes o nosso organismo confunde fome com sede