Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 28.04.10

UMA PERDA DE PESO CAUSA UMA MELHORIA NO SISTEMA IMUNITÁRIO

Dr. Luís Romariz

Torna-se particularmente óbvio que uns quilos extra produzem uma carga inflamatória para o nosso corpo, a qual acelera o processo do envelhecimento sob várias formas. Não só as células imunes dentro do tecido adiposo branco ficam hipofuncionantes, mas também há uma disseminação deste problema por todo o organismo. Um estudo recente mostra que as pessoas obesas em más condições metabólicas que percam 7 quilos podem obter uma melhoria dramática na sua função imune simplesmente mantendo a tendência para o emagrecimento.

Isto significa que não é imperioso perder a totalidade do peso para obter benefícios palpáveis, os quais abrandam o início da deterioração da saúde e a promoção do envelhecimento. É importante para as pessoas obesas que não sejam desencorajadas nos esforços de emagrecimento. Quando o nosso corpo entra em modo de emagrecimento cria-se um ambiente interno no qual o sistema imune passa a funcionar melhor. Sabemos que se conseguirmos manter essa tendência em relação ao peso, os problemas devidos à obesidade serão minimizados. Por outro lado, se atingirmos um patamar em que não haja progressos, ou pior, se voltarmos a ganhar peso, então os problemas com o sistema imune recomeçarão.

Foi muito óbvio que no último surto de gripe A, as pessoas obesas tiveram a forma mais severa da doença – num claro exemplo que a obesidade interfere com a imunidade. As boas notícias são que podemos obter grandes progressos mal iniciamos o processo de emagrecimento.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.