Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 25.04.10

A SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINAS E CÁLCIO VS. CANCRO DA MAMA

Dr. Luís Romariz

A Associação Americana para a pesquisa sobre Cancro apresentou na sua última reunião anual, em 18 de Abril, o resultado de estudos sobre o efeito protector das vitaminas e do cálcio em relação ao cancro da mama.

O Dr. Jaime Matta, PhD of the Ponce School of Medicine em Porto Rico e seus colegas, compararam 268 mulheres portadoras de cancro da mama com 457 mulheres saudáveis. Foi medida a capacidade de reparação do ADN, um processo biológico que envolve cerca de 200 proteínas, as quais quando lesadas aumentam o risco de cancro, em glóbulos brancos de todas as participantes.

As mulheres com cancro da mama eram as mais velhas, normalmente com história familiar da doença, eram as que não amamentaram os seus filhos e que tinham uma menor capacidade de reparação do ADN. As participantes que consumiam suplementos polivitamínicos tinham um risco 30% menor de contrair cancro da mama em relação às que não tomavam vitaminas, e as que ingeriam cálcio tinham um riso 40% menor. Este não é um efeito imediato, contudo nota-se este efeito a longo prazo na redução do cancro da mama.

A utilização de cálcio e vitaminas está fortemente associada à capacidade de reparação do ADN, e não estamos a falar de megadoses destes nutrientes pelo que este é um dos meios para a redução do risco de cancro da mama.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.