Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

16.04.10

A FIBRA SOLÚVEL MELHORA A FUNÇÃO IMUNE


Dr. Luís Romariz

Um artigo publicado em Maio na revista médica Brain, Behavior, and Immunity refere a descoberta dos investigadores da Universidade de Ilinois, que a fibra solúvel reduz a inflamação e aumenta a função imune.

Na Universidade de Ilinois foi adicionada à dieta de cobaias fibra solúvel e insolúvel durante 6 semanas, após as quais se injectaram com lipopolissacárido que mimetiza uma infecção bacteriana. Duas horas após as injecções, as cobaias alimentadas com fibra solúvel apresentavam metade dos sinais de infecção e uma recuperação 50% mais precoce. A diferença entre os dois grupos foi-se acentuando à medida que o tempo passava. Em apenas seis semanas, os animais tiveram alterações positivas e profundas no seu sistema imune.

O Dr. Freund explica que a fibra solúvel aumentou a produção da proteína anti-inflamatória interleuquina-4. É fácil obter-se a quantidade diária recomendada de fibra, cerca de 35 gramas, contudo, a maioria dos rótulos não diferencia entre fibra solúvel e insolúvel. A fibra solúvel pode ser obtida através do consumo de aveia, maçãs, frutos secos, sementes, citrinos, morangos, lentilhas e cenouras, ou através de suplementos.

Como tenho referido acho muito bom para a nossa saúde que façamos uma mistura de1/3 Psillium + 1/3 de Fibra solúvel + 1/3 de Glucomanano.


2 comentários

Comentar post