Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

06.04.10

AVALIAR E PREVENIR A OSTEOPOROSE


Dr. Luís Romariz

Devido à sua natureza lenta e insidiosa, a osteopose é um desafio para a sua prevenção e tratamento. É uma das patologias mais fáceis de prevenir, no entanto é das mais problemáticas a enfrentar uma vez instalada. A perda de massa óssea começa décadas antes das primeiras fracturas. A chave para a prevenção e terapia não passa pelos bifosfonatos os quais são medicamentos extremamente agressivos e pouco eficazes. O número de mulheres osteoporóticas está a aumentar exponencialmente, pelo que se torna um “pitéu” para o apetite voraz da indústria farmacêutica. Na generalidade todas as mulheres deveriam:

Tomar Vitamina D (eventualmente Cálcio) diariamente: Procurar obter níveis séricos maiores do que 50 ng/ml. Para a maioria dos doentes significa 1000 a 2000 UI por dia.

Efectuar diariamente exercícios de força:

Não só para fortalecer os músculos, mas também para melhorar a coordenação motora e o equilíbrio.

Entrar num programa de prevenção de quedas:

Não é a osteoporose que provoca a incapacidade, mas sim as quedas e as fracturas. Os doentes e as suas famílias devem aprender a maneira de minimizar este problema.

Evitar o álcool e o tabaco: O fumo acelera a perda de massa óssea, e o álcool reduz a coordenação e o equilíbrio.

Lembre-se que nas mulheres, contrariamente à corrente vigente, o que na realidade causa mais perda de massa óssea é o deficit de progesterona. Fale com o seu médico e equacione entrar num programa de substituição hormonal com hormonas bioidênticas.