Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 22.02.10

POLUIÇÃO AUTOMÓVEL E ATEROESCLEROSE

Dr. Luís Romariz

Os adultos que vivem perto de uma auto-estrada com muito tráfego acumulam placa arterial ao dobro da taxa das outras pessoas.

Pela primeira vez, demonstra-se que a poluição atmosférica contribui para a formação precoce de placa de ateroma e consequente doença cardiovascular conhecida como aterosclerose, a qual está associada a metade das mortes nas Sociedades Ocidentais e em grande proporção dos países em desenvolvimento na Ásia e na América Latina,” revelou o co-autor do estudo Michael Jerrett, UC professor da Universidade de Berkeley. “As implicações fazem crer que se controlarmos a poluição ambiental causada pelo trânsito automóvel, veremos grandes benefícios na saúde pública, bem maiores do que antes pensávamos.”
Qualquer área metropolitana tem uma poluição automóvel maior do que é aceitável na maioria dos dias do ano. Estas toxinas associam-se à inflamação silenciosa que está por de trás da doença cardíaca. Assim, mesmo que não viva perto de uma auto-estrada, esta informação é crucial e relevante para se poder proteger.
Infelizmente esta é apenas uma parte da poluição ambiental, pelo que é vital uma nutrição optimizada e poder estar em boa forma física, para além de se dever considerar um plano global de desintoxicação.