Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sex | 12.02.10

SEXO 2 VEZES POR SEMANA = MENOR RISCO CARDÍACO

Dr. Luís Romariz

Os homens que têm actividade sexual num mínimo de duas vezes por semana vêm o seu risco de doença cardiovascular reduzido para metade, segundo recente investigação. Foi demonstrado que os homens que fazem amor regularmente têm uma diminuição de 45% na probabilidade de desenvolverem doença cardíaca potencialmente fatal. O estudo, que incluiu 1.000 homens, não pesquisou se as mulheres também beneficiavam.

Os cientistas ficaram tão impressionados com os resultados que sugeriram que os clínicos começassem a rastrear a actividade sexual dos homens como medida de determinação do risco de doença cardiovascular.

O sexo é uma actividade que envolve exercício e emoção intensos, pelo que não surpreende que traga benefícios. Os investigadores do New England Research Institute em Massachusetts que lideraram este estudo acreditam que a relação sexual pode ser indicadora de um coração saudável porque:

  • O sexo pode ser uma forma de actividade física que, como exercício, permite ao seu coração treinar
  • As pessoas que desejam frequentemente sexo, e são capazes de o praticar, são mais propensas a serem saudáveis
  • Os homens com actividade sexual regular também poderão ter uma relação afectuosa duradoura a qual conduz a menor stress e a benefícios emocionais

O sexo também aumenta a auto estima e melhora a cumplicidade das relações. Isto é porque o sexo e os orgasmos resultam em elevados níveis da hormona ocitocina – a hormona do amor – a qual ajuda a estreitar os laços com o parceiro. À medida que ela aumenta, também aumentam as endorfinas, que diminuem qualquer sentimento doloroso desde as enxaquecas à artrite e ao PMS. Ajuda também a ter um sono melhor.

Se tem a felicidade de ter uma relação monogâmica, o sexo frequente é uma maneira excelente de melhorar a sua saúde e até de prevenir doenças futuras. Mesmo uma só vez por semana o benefício para a saúde pode vir das seguintes maneiras:

  •  Menos resfriados porque há um aumento na imunoglobulina A
  • Os períodos das mulheres podem ser mais regulares por exposição às feromonas masculinas
  • Melhorar a resposta ao exercício e ao stress
  •  Melhorar a tensão arterial e o risco de doença cardiovascular

Ainda assim, se não tem uma actividade sexual regular pode melhorar outros factores de risco cardiovascular. Deverá obter níveis adequados de vitamina D (preferencialmente através do sol) pois isso reduz o risco em cerca de 1/3, e ingerir uma dieta saudável. Claro que deve fazer exercício.

A disfunção sexual, nomeadamente a disfunção eréctil, pode alertar para graves problemas cardiovasculares e de irrigação cerebral, pois as artérias estreitadas não acontecem apenas no pénis. 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.