Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 21.01.10

O VALOR DOS SENIORES

Dr. Luís Romariz

Feliz ano novo e parabéns! Viverá mais em média, do que quaisquer seres humanos viveram até à data. Isto deve-se à combinação de dieta, exercício físico, avanços médicos e à sociedade tecnológica que o manterá vivo e com saúde até aos 80 anos, no mínimo.

Mas após vários anos de luta para dar às pessoas este beneficio de mais anos, alguns peritos na área do envelhecimento questionam sob o ponto de vista da sociedade, qual é o propósito do envelhecimento e da reforma. Mais, os estudos sociológicos caracterizam o envelhecimento como uma época de declínio, isolamento e desinteresse. Passamos o tempo a arranjar mais e melhores anos para as pessoas, mas ainda não questionamos para quê!

Eu acho que as pessoas aposentadas devem divertir-se o mais que puderem e colaborar nas tarefas familiares de forma a sentirem-se vivas e úteis. Caso contrário assiste à morte pouco tempo após a reforma. Actualmente, a maioria dos trabalhos não implica gasto físico mas sim actividade pensante, e no entanto as pessoas continuam a catalogar os 65 anos como velhos.

A mais valia acumulada de sabedoria, sensatez, e experiência não pode ser atirada para o lixo. É um crime de lesa sociedade. Os seniores devem ser desafiados para fazer exercício, cuidar das tarefas familiares sempre que possível e lhes dê prazer, e sobretudo devem ser desafiados a sair de casa e a divertir-se. Esta idade deve ser encarada como uma oportunidade para aprendizagens de coisas interessantes para as quais não houve tempo na vida activa.

Parar é morrer, no sentido literal!

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.