Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

12.01.10

COMO MANTER A MEMÓRIA


Dr. Luís Romariz

Manter operacional a nossa memória á medida que envelhecemos é um desafio, particularmente dado que é voz corrente que a memória declina com a idade. As células mirram no cérebro á medida que este envelhece e se torna menos eficiente a processar as informações, e o desempenho final diminui. Toxicos, deficiencias nutricionais, e agressões também podem causar diminuição d a capacidade cerebral.

 

Mas se este declínio associado à idade não for inevitável? E se a memória tiver equivalente no músculo que se deteriora por falta de exercício? De acordo com a Alzheimer's Association, "Há crescente evidência que o estilo de vida pode afectar a saúde do nosso cérebro e o risco de doença."

Se quiser fazer exercícios agradáveis para manter o desempenho do seu cérebro, eis algumas das 1.000 maneiras de o fazer:

1.Mantenha um tipo de vida saudável. Os cientistas que seguiram 5.123 indivíduos procurando por hábitos nocivos para a saúde (fumar, baixo consume de fruta e de vegetais, falta de exercício físico e álcool) estavam associados a mau desempenho cerebral e a má memoria. Mais, os indivíduos com estes maus hábitos de vida tinham o dobro da possibilidade de ter problemas de memória do que os que não fumavam, comiam uma alimentação saudável, faziam exercício regularmente e eram moderados no consumo de álcool.

2. Andar para trás. O movimento corporal afecta a maneira como pensa. Por exemplo, empurrar torna uma pessoa mais apta a gostar de algo; puxar tem o efeito contrário. Da mesma forma, andar para trás despoleta um poderoso mecanismo de potência cerebral.

3. Aprender novos passos de dança. Comparando pessoas que aprenderam a dançar o tango com pessoas que andavam regularmente a pé, os dançarinos melhoraram a sua memória e as suas capacidades após 10 semanas. Os que faziam a marcha não obtiveram uma melhoria mensurável. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine (Junho 19, 2003).

4. Considere beber cinco chávenas de café diariamente. A cafeína desencadeia uma reacção química cerebral que para o desenvolvimento da doença de Alzheimer (em laboratório).

5. Navegue na Internet. Vinte e quarto indivíduos foram submetidos a exames cerebrais enquanto navegavam na Net. A zona da memória – conjuntamente com as regiões envolvidas na linguagem, leitura e capacidades visuais – foi activada, levando os cientistas a pensar que o exercício cerebral fortalecia as capacidades mentais.

6. Trabalhe as “1000 maneiras de melhorar a sua memória.” Da autoria de N. L. Shraman, este Website contém centenas de testes e jogos capazes de estimular a sua memória e deliciar a criança que há dentro de si.


"An Apostle for Fitness" editado pelo Wall Street Journal, Carole Carson deu inspiração a mais de 1.000 pessoas que perderam no seu conjunto mais de 4.000 quilos. Carole é a autora de From Fat to Fit: Turn Yourself into a Weapon of Mass Reduction e é treinadora do AARP Fat to Fit Community Challenge, um programa grátis para perder peso.