VITAMINA C: NOVAS PROPRIEDADES REJUVENESCEDORAS
Pesquisa recente mostra que a vitamina C pode ser uma ferramenta vital para reprogramar as nossas células envelhecidas tornando-as mais novas, abrindo a porta para a terapia de células estaminais baseada nas nossas próprias células. A pesquisa também realça o papel da vitamina C no processo de anti-envelhecimento.
Recentemente os cientistas descobriram que ao activar certos genes se podia reprogramar as células para rejuvenescerem. Contudo, a reconversão era ineficaz se descobrir que a vitamina C acelerava dramaticamente o processo de uma forma extremamente saudável. Outros antioxidantes não demonstram a capacidade de vitamina C para afectar os genes desta maneira, fazendo brilhar uma velha vitamina.
Um problema do envelhecimento e enfrentado pelos cientistas é o da senescência celular – uma característica das células que limita a sua longevidade e previne a proliferação celular ilimitada (cancro). Descobriu-se durante este estudo que a vitamina C desligava este processo da senescência enquanto mantinha simultaneamente a integridade do AND (não ocorrendo assim células cancerosas durante a replicação celular).
Os cientistas ficaram espantados com o poder da vitamina C, concluindo: “também é interessante que, suspeitando-se há muito tempo dos seus efeitos anti-envelhecimento, tenha uma tal influência na reprogramação das células, o que pode ser considerado uma maneira de reverter o envelhecimento ao nível celular.”