Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 16.12.09

AÇAFRÃO/CURCUMINA

Dr. Luís Romariz

 

Eu ponho forte ênfase numa alimentação à base de produtos não processados, e orgânicos de forma a obtermos uma saúde óptima. Uma maneira de aumentar a saúde e frequentemente esquecida consiste em usar ervas e especiarias.

Uma das espantosas vantagens destes condimentos reside no facto de eles conterem muito poucas calorias, ao mesmo tempo que são densos em vitaminas e minerais.
Na mesma onda, eles são termogénicos o que significa que aumentam naturalmente o metabolismo aumentando o gasto de calorias. Se nos sentimos satisfeitos mais precocemente, então ingerimos menos alimentos. Os estudos mostram que o consume de certas ervas e especiarias antes das refeições potencialmente reduz a ingestão calórica.
Eles promovem o bem-estar geral com antioxidantes mais poderosos do que os contidos nos frutos e nos vegetais.  
Há algum debate acerca da data em que o açafrão foi utilizado pela primeira vez como especiaria. Mas uma coisa é certa. Há milhares de anos que as populações da Índia e da China usam esta especiaria.
De facto, algumas histórias sugerem o seu uso desde há 10.000 anos na Índia. Os antigos Polinésios levavam açafrão com eles nas suas incríveis viagens marítimas através do Pacifico. Portanto, o açafrão tem sido utilizado como especiaria na Europa desde há 700 anos.
Um dos constituintes principais do açafrão é a curcumina, a qual dá a cor amarela ao açafrão. A curcumina pode ser-nos muito benéfica por: 
  • Promover o sistema imune
  • Manter saudável o aparelho digestivo
  • Apoiar a formação de ossos e articulações saudáveis
  • Ajudar a controlar os níveis de colesterol
  • Promover um sangue saudável e um fígado bem activo
 
Provavelmente já  sabe que os antioxidantes são indispensáveis à nossa boa saúde, pois neutralizam os radicais livres. Abrandam assim os sinais e o ritmo do envelhecimento. Os antioxidants dos curcuminoides são:
  • 5 a 8 vezes mais potentes que a vitamina E – e também são mais potentes que a vitamina C  
  • 3 vezes mais potentes que o extracto de grainha de uva ou extracto de pinhão
  • Suficientemente potentes para neutralizar o perigoso radical hidroxil – considerado o oxidante mais activo
O açafrão ajuda a limpar a pele e a manter a sua elasticidade, mantém a normal nutrição cutânea e equilibra os efeitos da flora da pele.
E mais...
Milhões de pessoas usam o açafrão diariamente. Só na Índia, são mais de 500 milhões que o utilizam diariamente. Não será a altura de você lhe dar a oportunidade de ele a poder ajudar?