Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

15.12.09

HIPERTENSÃO ARTERIAL


Dr. Luís Romariz

Se ainda não é um em cada três cidadãos com hipertensão arterial, as probabilidades de vir a ser um deles é grande. De facto, o risco de ser hipertenso é maior do que 90% para os cidadãos dos países industrializados, segundo um editorial da prestigiada revista médica Lancet.

O termo médico para tensão arterial alta é hipertensão. Muita gente confunde isto pensando que se trata de tensão elevada sob pressão ou ansiedade. Embora isto possa acontecer a umas poucas pessoas, a ansiedade é uma causa minor de hipertensão. Na realidade não surpreende que a hipertensão esteja a aumentar. De facto, com uma alimentação rica em farinhas e pobre em gorduras saudáveis, bem como com excesso de sal, é propícia à hipertensão.

A pesquisa científica publicada em 1998 no jornal Diabetes relata que dois terços dos pacientes estudados e que eram insulino-resistentes também sofriam de hipertensão arterial. Esta conexão é outro exemplo de como normalizando a insulina e a leptina, bem como a glicemia se pode obter uma normalização da tensão arterial.

Dados suplementares demonstra que se não conseguirmos uma descida apreciável dos valores da tensão arterial durante a noite, corremos um risco aumentado de ter problemas cardiovasculares. Há muitas probabilidades de se tiver hipertensão também tenha diabetes, e que a normalização desta leva ao controlo da tensão arterial.

Uma hipertensão arterial não controlada é um grave problema de saúde pois põe-nos em perigo de AVC (trombose cerebral). É particularmente perigosa pois a hipertensão normalmente não dá sintomas. A triste realidade é, mais de metade das pessoas que tomam medicação para a hipertensão não consegue controlar os valores tensionais. As boas notícias são que 85% dos hipertensos podem normalizar a sua tensão apenas com alterações do estilo de vida.

Qual é o significado dos números? Se já teve a sua tensão arterial medida reparou que há dois números, máxima ou sistólica e mínima ou diastólica

Exemplo:

120/80 - 120 tensão sistólica - 80 tensão diastólica

A tensão sistólica é a máxima e ocorre quando o coração se contrai. A diastólica é a mais baixa e ocorre quando o coração se relaxa.

Ambos os números são importantes, mas se tiver mais do que 50 anos a sistólica é mais fiavel para avaliar uma HTA. De acordo com as mais recentes directivas sobre hipertensao:

Normal

   <120

e <80

Pre-hipertensão

  120-139

 ou  80-89

Nível 1 de Hipertensão

   140-159

 ou 90-99

Nível 2 Hipertensão 

    ≥160

ou  ≥100

     

Fonte: JNC 7 Express, December 2003

 

 

Antes de tomar medicação elimine os dois tipos de alimentos já descritos (grãos e açúcar), ingira ómega-3, normalize o seu peso, controle a sua vida emocional, faça exercício, tome banhos de sol e tome suplementos, nomeadamente o magnésio.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.