Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 10.12.09

DIETA AJUDA A FORMAR CÉLULAS CEREBRAIS

Dr. Luís Romariz

Uma alimentação rica em polifenois e ómega3 demonstrou ser capaz de ajudar a estimular a produção de novas células cerebrais (células tronco cerebrais) e de reduzir a deterioração das existentes.   A experiência equivalente a cinco anos de vida humana possibilitou aos cientistas a análise de regiões cerebrais específicas associadas à formação de células estaminais.

Os cientistas constataram que esta dieta é capaz de induzir a regeneração de novas células no cérebro adulto, e capaz de reforçar as conexões neuronais afectadas pela idade e por processos neurodegenerativos como a doença de Alzheimer, bem como poder proteger os neurónios da lesão oxidativa e neurológica, dois fenómenos que estão na origem de muitas doenças que afectam o sistema nervoso central.

Os polifenois são componentes comuns dos frutos e vegetais. O melhor conhecido destes compostos são os favonoides, tais como do extracto da grainha de uva, chá verde, resveratrol e quecertina. O DHA é um òmega3 com capacidade de apoiar a saúde cerebral, pois é um dos seus principais constituintes.

Este estudo mostra que uma dieta adequada, que inclua fruta fresca, vegetais, e ácidos gordos ómega3, tem uma influência positiva na formação de novas células cerebrais. Por outro lado, dietas em que estes nutrientes estão em falta e ricas em açúcares deterioram o cérebro. Convém não esquecer que a doença de Alzheimer é a 3ª forma de diabetes!