Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 07.12.09

A TIRÓIDE TEM COMPANHIA; A INSULINA TAMBÉM TEM IMPACTO NA TEMPERATURA CORPORAL

Dr. Luís Romariz

Uma nova descoberta mostra que a insulina pose ser importante para a regulação da temperatura corporal, o que deve ser considerado por quem frio desmesurado ou tem problemas da tiróide.

A ideia que a insulina tem actividade cerebral para regular a temperatura é um achado novo com implicações no metabolismo. Os pesquisadores descobriram surpreendentemente receptora insulínicos em células do hipotálamo o qual regula a temperatura corporal. Então eles provaram que a insulina interage com essas células enviando mensagens para os nervos que activam o tecido adipose castanho responsável por produção de calor.
Varias estratégias para emagrecimento foram pensadas de forma a manipular os estímulos na gordura castanha (subcutânea). Esta descoberta é única porque implica que o normal funcionamento da insulina tem um profundo impacto na homeostase do calor – o qual, por definição, deverá melhorar a função tiróide.
Isto tem implicação na insulino resistência pois neste caso há um abrandamento do metabolismo e da temperatura. O resultado é o mesmo que no hipotiroidismo.
É provável que os dois sistemas funcionem mal simultâneamente, pelo que pode haver uma solução singular para as pessoas que têm frio desmesurado porque têm o seu metabolismo em hibernação.