MAGNÉSIO - O MINERAL ANTI.INFLAMATÓRIO
Um estudo recente em 3713 mulheres pós-menopausicas mostra que o magnésio é um poderoso nutriente anti-inflamatório. Cada dose fiaria de 100 mg de magnésio estava associada a uma redução significativa em vários marcadores da inflamação.
O magnésio é o mineral da nossa dieta em que mais temos insuficiência. Isto é prioritariamente devido ao empobrecimento dos solos devidos às modernas práticas alimentares. Isto é agravado pelo processamento da indústria alimentar nos frutos e legumes. Se considerarmos que a inflamação está por trás da maioria dos problemas de saúde, a consequência de fazer uma alimentação deficiente em magnésio torna-se óbvia.
O estudo mostrou que marcadores da inflamação como a proteína C reactiva (PCR), o factor de necrose tumoral alfa (TNFα), e a IL6 (interleucina 6) eram reduzidos quando se adicionava magnésio à alimentação. Estes são marcadores da inflamação que normalmente estão elevados nas doenças do envelhecimento.
Para além disto, outros marcadores da inflamação ligados à placa de ateroma nas artérias também, diminuíam com a ingestão de magnésio.
Não é demais lembrar que a suplementação com o magnésio e com vitamina D têm um impacto enorme na nossa saúde, pelo que será prioritário focalizarmos a nossa atenção nestes dois nutrientes que são muitos baratos. Se eu só pudesse escolher dois suplementos alimentares, certamente escolheria a vitamina D e o magnésio.