Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 18.11.09

OMEGA-3 BENÉFICO PARA O CÉREBRO E OLHOS DOS BEBÉS

Dr. Luís Romariz

A Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA) confirmou que os óleos ómega-3, DHA e ALA, podem beneficiar os olhos e o desenvolvimento cognitivo (pensamento) nos bebés.

A EFSA apoia o papel destes ácidos gordos no desenvolvimento do tecido ocular fetal e recém-nascido bem como do tecido cerebral, mas revela que há uma deficiência de aporte no leite materno.  
Como sabem sou fervoroso adepto da suplementação com ómega-3 (DHA e EPA), pensando mesmo que há mais vantagens nesta suplementação do que ingerir peixe gordo, excepto a sardinha, que estará provavelmente contaminado com mercúrio. A razão para isto é que o pescado e mariscos não são uma opção segura, infelizmente estão poluídos com poluentes industriais e toxinas como o mercúrio, PBCs, metais pesados e materiais radioactivos pois temos vindo a fazer dos oceanos um vazadouro!
The second major reason why a high-quality, animal-based omega-3 fat supplement is so important is because many people, including pregnant women, are deficient.
A deficiência nestes nutrientes é comum e pior do que isso é o desequilíbrio na proporção ómega-6/ómega-3. Se o DHA é constituinte primordial do nosso cérebro, o EPA é um anti-inflamatório crucial.
Um estudo efectuado em grávidas pela Clínica Mayo mostrou que as mulheres que consumiam uma dieta normal eram deficientes em ómega-3. Outro estudo em mulheres esquimó comparadas com Canadianas, revelou haver uma deficiência em ómega-3 no leite das Canadianas. Ora não esqueçamos que estas gorduras são chamadas de essenciais pois não as podemos fabricar.