Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 30.09.09

MULHERES, STRESS E ACNE

Dr. Luís Romariz

O post de hoje é acerca de uma notícia sobre o aumento das consultas de dermatologia pelas mulheres adultas, tendo como queixa a acne. Os tempos modernos estão a criar um surto de acne nos adultos. O stress é um factor precipitante da acne. Sim, os homens também sofrem de stress, mas devido às suas diferenças hormonais, as mulheres são mais propensas a serem afectadas. Estatísticas recentes da American Dermatology Association mostram que a idade mediana para os pacientes sofrerem de acne tem vindo a aumentar. Dantes andava à volta dos 20.5 anos e actualmente está nos 26.5 anos. Mais de 17 milhões de adultos sofrem de acne nos UA, nos quais há uma maioria feminina.

É uma facto triste mas verídico que a acne aparece muitas vezes nas alturas mais inoportunas como aniversários casamentos, etc., pelo que sendo coincidência a mais se torna claro que o stress é um factor precipitante nestes casos. 

Para as que estão familiarizadas com o meu trabalho na área do antienvelhecimento não é novidade que elevados níveis hormonais de cortisona são destrutivos para o nosso organismo. O cortisol elevado causa um aumento do açúcar levando as células a um estado inflamatório. Mas a acne é sistémica e assim qualquer aumento na inflamação do nosso organismo tem como consequência um aumento da severidade do surto de acne.

Marte vs. Vénus, Androgénios e Acne. Quando os nossos níveis de açúcar e insulina se elevam, seja por uma alimentação imprópria seja pelo stress, nós temos um aumento nos níveis dos químicos inflamatórios ao nível celular. Isto causa que doenças inflamatórias como a acne piorem dramaticamente. O cortisol e os outros esteróides supra-renais actuam como androgénios no caso da acne e estimulam as glândulas sebáceas a produzir sebo criando um surto violento de acne. Embora os homens sejam afectados pelo stress e pelo cortisol, as mulheres sofrem quer da conexão cortisol-açucar-insulina quer do efeito das suas hormonas masculinas.

Mas também há boas notícias. Podemos aprender a baixar o cortisol e a parar a acne antes de começar. Siga estas regras simples e gozará de menores níveis de stress, de energia aumentada, de melhor humor e sensação, e de bem-estar, bem como de uma pele radiante e limpa.

1. Faça uma alimentação anti-inflamatória.
2. Certifique-se de que tem um sono revigorante.
3. Tente diminuir o stress na sua vida.
4. Evite o café. Os ácidos contidos no café podem aumentar a glicemia e o cortisol.
5. Marque tempo para meditação, uma caminhada na praia ou um passeio pelo meio da natureza. Isto diminuirá significativamente o cortisol.
6. Aprenda exercicios simples de Yoga. Substitua o café pelo chá verde.
7. Certifique-se que ingere bastantes ácidos gordos essenciais, nomeadamente os ómega-3. Estas gorduras fazem baixar o cortisol.
8. Tome suplementos de ácido alfa lipoico, zinco, DMAE e ácido pantoténico (vitamina
B5).
9. Ingira óleos como o de borragem, que sejam ricos em ácido linoleico e gama linoleico.
10. Adopte um animal de estimação.

Muitas das celebridades de Hollywood têm uma vida cheia de stress, e o seu rosto limpo pode dever-se ao facto muitas terem animais de estimação. Podemos pensar em pessoas como a Oprah, Jessica Alba, Heidi Klum, Rachael Ray, Paula Abdul, Jessica Biel, Julia Roberts, Demi Moore, Elizabeth Taylor, só para mencionar algumas.  

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.