RAZÕES PARA COMER MAIS GORDURA SATURADA
Os doutores Eades revelam no seu livro The 6-Week Cure for the Middle-Aged Middle aquilo que outros pesquisadores, nomeadamente a Dr.ª Mary Enig, já tinham chamado a atenção. Na realidade, nos últimos 3 anos tenho chamado à atenção para a falácia das gorduras saturadas e para a pretensa elevação do colesterol. Os cientistas notaram que independentemente do que dizem os detractores da gordura animal estas gorduras não causam aumento do risco de doença cardiovascular nem aumento do colesterol aterogénico. De facto, os humanos necessitam delas por diversas razoes:
- Ossos mais fortes. Para que o cálcio seja devidamente incorporado no osso é necessária a presença de gordura saturada. Segundo a Dr.ª Mary Enig para obter este desiderato seria necessário ingerir 50% do total das gorduras sob a forma de gordura saturada.
- Melhor saúde hepática. A gordura saturada tem demonstrado ser capaz de proteger as células do fígado de substâncias como o álcool e os medicamentos, incluindo o acetaminofeno e outros comummente usados para dores e artroses.
- Saúde pulmonar. Para uma boa função respiratória os espaços pulmonares – os alvéolos – devem ser preenchidos com uma fina camada de surfactante. A composição lipídica desta surfactante é 100% saturada. A substituição desta gordura por outra não saturada causa dificuldade respiratória.
- Saúde cerebral. O nosso cérebro é formado maioritariamente por gordura. A parte do leão desta gordura vai para a gordura saturada. Uma alimentação que roube a gordura saturada compromete a função cerebral por deficit de matéria-prima.
- Transmissão adequada dos impulsos nervosos. Certas gorduras saturadas nomeadamente as contidas na manteiga, na banha, e no óleo de coco funcionam directamente como mensageiros químicos que influenciam o metabolismo, tal como a adequada libertação de insulina.
- Sistema imune. As gorduras saturadas da manteiga e do óleo de coco (ácido mirístico e laúrico respectivamente) têm propriedades contra os microrganismos patogénicos.
Será que os detractores da gordura animal fazem uma perninha na indústria de gorduras vegetais? De facto custa a acreditar em tanta ignorância! Senão vejamos: a gordura animal NÃO é saturada. Até no caso da banha, a maior parte desta gordura é composta por ácidos gordos mono e poli insaturados. O homem sempre comeu gordura animal e nela baseou a sua evolução. Ou será que os tais senhores acham que o “homem das cavernas” comia margarina, óleo de girassol ou de soja e punha de lado a parte gorda da carne que caçava?
Será que ainda não entenderam que foi após o aparecimento das margarinas e dos óleos vegetais refinados – para além do açúcar – que passamos a morrer como moscas de doenças tais como o enfarte, a trombose cerebral e o cancro, fruto da inflamação silenciosa? Como dizem os jovens “QUEREM QUE LHES FAÇA UM DESENHO?”