Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 31.08.09

COMO EVITAR QUE OS DENTES SE DESINTEGREM

Dr. Luís Romariz

Os cientistas têm avisado as pessoas para estar conscientes das lesões que as bebidas acidificadas causam aos dentes. No entanto, para alguns, a lesão dentária associada aos refrigerantes, sumos de frutos, ou certos tipos de chás já está em andamento. Num estudo recente, o Dr. Mohamed A. Bassiouny revela três passos para a reabilitação dos dentes agredidos e com erosão resultante do consumo excessivo destas bebidas. O Dr. Bassiouny aconselha estes pacientes a identificar a fonte da sua doença dentária. Então, implementam-se medidas para controlar e prevenir futuras lesões. Finalmente, deverão reduzir o consumo destas bebidas e melhor ainda parar de as ingerir. Os refrigerantes e outras bebidas açucaradas, incluindo os sumos de frutos, estão identificados há muito tempo como causadores de cárie dentária.

Ao contrário das cáries, a erosão dentária é um processo de descalcificação aumentada, o qual ao longo do tempo literalmente dissolve os dentes. Esta acidificação crónica também conduz a osteoporose.
Este estudo avaliou a capacidade de várias bebidas comuns iniciarem a erosão dentária:  
  • A água da rede pública não causa erosão
  • O chá demonstrou a menor capacidade de erosão
  • Os refrigerantes causam lesão visível no esmalte
  • O sumo de laranja tem a mesma agressividade que os refrigerantes
  • O sumo de toranja, de limão, e o vinagre são os que causam as maiores lesões
Normalmente eu chamo a atenção contra os sumos naturais de frutos pela sua capacidade de aumentar abrupta e altamente a insulina, mas eles também podem lesar os dentes.  
Os pais que condescendem em que as suas crianças tomem sumos em vez de água ou chá sem açúcar podem pensar que estão a providenciar nutrientes saudáveis aos seus filhos, mas a sua natureza lesiva para os dentes pode ultrapassar eventuais benefícios. As bebidas desportivas são outra escolha muito popular, mesmo no caso das crianças. A sua elevada acidez que permite um longo prazo de validade mina os dentes e a saúde, mais a mais porque têm açúcar o que até é normalmente mau para a maioria dos casos.    
A água municipal filtrada é uma belíssima opção para beber líquidos. As águas carbonatadas – com gás – têm um efeito erosivo sobre os dentes pois alteram o pH oral – medida de acidez – enfraquecendo assim o esmalte dos dentes.
Como guia:
  • Ingira alimentos naturais, não processados, e orgânicos sem frutose ou outro açúcar.
  • Privilegie alimentos da sua região.
  • Ingira alimentos fermentados
  • Ingira o mais possível os alimentos crus.
  • Ingira produtos de origem animal, gordura incluída.