Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 31.07.08

VITAMINA D E NEUROPATIA

Dr. Luís Romariz

A Vitamina D reverte a neuropatia diabética

A suplementação com vitamina D é uma terapêutica efectiva na dor da neuropatia diabética, Segundo uma pesquisa de cientistas australianos.
Os estudos anteriores revelaram que a deficiência em vitamina D é comum em doentes com diabetes tipo II, mas o seu efeito na neuropatiadiabética ainda não tinha sido testado. O estudo publicado nos Archives of Internal Medicine (168:771-772)  contou com  51 pacientes com  diabetes tipo II e neuropatia. Todos os pacientes eram deficientes em vitamina D, com concentrações séricas médias 18 ng/mL.
Após 3 meses de suplementação com colecalciferol (vitamina D3) houve uma diminuição acentuada da dor em  40% da severidade.
O mecanismo pelo qual a vitamina D reduz a severidade da neuropatia ainda é incerto, mas os resultados estão aí á vista.  
A vitamina D tem um importante papel na osteoporose. Também se sabe que tem a capacidade de melhorar o controlo da glicemia (açúcar no sangue). Adicionalmente, a suplementação é isenta de efeitos secundários.  “Não só não tem efeitos secundários, como se obtem um alívio da dor neuropática e repercussões positivas no controlo da diabetes, dizem os pesquisadores.”