Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sex | 24.07.09

AUMENTO DA LONGEVIDADE ATRAVÉS DA RESTRIÇÃO CALÓRICA

Dr. Luís Romariz

Um regime alimentar de restrição calórica mas com nutrição optimizada foi dado a um grupo de macaco, enquanto outro grupo servia de testemunho.

A restrição calórica de cerca de 30% aumentou a longevidade de muitos animais, mas estava por provar ser efectiva nos primatas. Este regime alimentar está associado a uma significativa redução do risco de doenças crónicas e envelhecimento — nomeadamente diabetes, cancro, e doença cardiovascular.

Um grupo de pesquisadores da Universidade do  Wisconsin verificou que os macacos submetidos a restrição calórica tinham 1/3 do risco de morte prematura relacionada com o envelhecimento; as taxas de cancro e de doença cardiovascular eram 50% menor que no grupo testemunha; mais, 42% do grupo de controlo  — mas nenhum do grupo de restrição calórica — desenvolveram prediabetes ou diabetes. Como esperado, os macacos em restrição calórica tinham muito melhor sensibilidade à insulina, menor peso corporal, muito menor massa gorda, e menor declínio na massa muscular.  Também tinham a massa cinzenta cerebral melhor preservada nas zonas do cerebro associadas a tarefas de funções executivas.

Este estudo demonstra de forma convincente que a restrição calórica sustentada tem um impacto altamente positivo na saúde e no desenvolvimento do envelhecimento.

Afinal, “DE LAUTAS CEIAS ESTÃO AS CAMPAS CHEIAS.”