Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 13.07.09

DESINTOXICAÇÃO E SAUNA

Dr. Luís Romariz

O nosso corpo lida com as toxinas de várias formas nomeadamente, neutralizando-as, transformando-as em compostos inócuos e eliminando-as. A principal linha de defesa é formada pelo fígado e pelos rins, embora o organismo utilize queladores naturais como a vitamina C, para ajudar a remover as toxinas – metais pesados incluídos. Os rins filtram as impurezas sanguíneas e excretam-nas com a urina. O fígado é o responsável pela neutralização dos tóxicos e excreta alguns na bílis – os outros após neutralização e solubilização são excretados pelos rins. Nós também limpamos toxinas através do suor, quer ele seja derivado do calor ou do exercício.

Durante milhões de anos o fígado desenvolveu sofisticados mecanismos para transformar as toxinas em substâncias inócuas. O fígado é o fiel da balança entre o mundo poluído e a saúde. Milhares de substâncias químicas foram adicionadas à nossa comida e ao nosso ambiente no último século e isto está a tornar a nossa existência saudável num mito. Tudo isto sobrecarrega os nossos sistemas de desintoxicação, pelo que temos necessidade de suplementar as nossas defesas com alguns produtos naturais de comprovada eficácia tais como:
 
  • Vitamina C
  • Selénio
  • Alho
  • Fibra solúvel
  • Ribose
  • Àcido alfa lipoico
  • NAC (N-acetilcisteina)
 
Uma boa maneira de ajudar à desintoxicação é através do suor, seja através do exercício ou da sauna. A pele é o maior órgão do corpo humano, e é um dos principais actores na desintoxicação. Suar ajuda a remover o mercúrio e outras toxinas do nosso corpo, e as saunas podem ser muito eficazes a promover a sudação. Há uma tradição milenar acerca da sauna, bem patente nos banhos Romanos. Há vários tipos de saunas, umas usam vapor, outras usam pedras quentes, e outras usam raios infravermelhos. Há alguma evidência científica – análise da composição do suor – de que estas últimas são mais eficazes na desintoxicação. A temperatura das saunas poderá oscilar entre 60º e 80º C, e é muito importante tomar um duche após a sauna pois previne a reabsorção das toxinas. Igualmente crucial é a ingestão de água antes e depois da sauna.