Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

05.07.09

Cara Manuela Paiva


Dr. Luís Romariz

Comentário:

Gostaria que me indicasse um plano alimentar correcto do ponto de vista nutricional em termos de quantidade de alimentos, tipo de alimentos e quantidade de refeições diárias, com vista a um emagrecimento saudável.

 

Como calcula, um plano desses tem de ser adaptado à realidade de cada uma. Não se referiu ao seu peso e à sua altura e idade, de forma a poder ter uma ideia do que necessita. Não sei se os seus hábitos alimentares passam por uma alimentação compulsiva ou se come demais.

Postos estes considerandos, e de forma geral, podemos pensar em dois cenários:

  • Excesso de peso (obesidade) considerável, isto é, mais de 10 quilos do seu peso ideal.
  • Sobrepeso

No 1º caso só uma dieta de rotura a poderá ajudar. Esta, é de prescrição médica absoluta e tem de obedecer a um plano de supervisão de 3 consultas no 1º mês. Neste caso pode-se perder 10, 15 ou mais quilos.

No 2º caso, e partindo do princípio de que a sua tiroide e ovários funcionam bem, dverá comer 3 refeições por dia privilegiando o pequeno almoço que deverá conter ovos e outras boas fontes proteicas. Estão proibidos os açúcares, bebidas que não a água ou chá verde, pão, batatas, massas, arroz, etc. Apenas 1 peça de fruta por refeição e muitos legumes. Carne magra ou peixe 200 gramas. Azeite 2 colheres de sopa por dia, Suplementar com óleo salmão ou de sardinha. Sal marinho NÃO  refinado.

Espero que estas indicações lhe possam ser úteis, mas se quiser especificar o seu caso poderei melhorar o plano.