Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sex | 26.06.09

OPRAH E SUZZANE SOMERS – ACTIVISTA DAS HORMONAS BIOIDÊNTICAS

Dr. Luís Romariz

A cruzada – a favor das hormonas bioidênticas - destas duas celebridades no programa televisivo da Oprah está a causar um grande reboliço na opinião pública mundial. As hormonas declinam com a idade conjuntamente com o mau funcionamento celular e outros problemas de saúde. Se envelhecemos porque perdemos hormonas ou perdemos hormonas porque envelhecemos, parece-me irrelevante dado que quando optimizamos as hormonas para níveis dos trinta anos a nossa saúde melhora e parece que revertemos a idade e abrandamos o envelhecimento. É necessário perceber como funcionam as hormonas, incluindo os seus riscos, antes de se iniciar uma terapêutica de substituição hormonal. As hormonas são mensageiros químicos que controlam o funcionamento das células alvo. Assim como os programas dos nossos computadores controlam a forma como eles funcionam. Programas pirata ou safados alteram o resultado final. Hormonas bioidênticas são aquelas cuja estrutura química é rigorosamente igual ás que a espécie humana produz.

O problema das hormonas é que elas estão todas interligadas e ao “mexer” numa corre-se o risco de alterar as outras – se não se souber o que se está a fazer. Por exemplo, a alteração da hormona tiróide com a pílula contraceptiva pode levar a um hipotiroidismo subclínico difícil de diagnosticar se não estivermos à espera dele…

Na optimização hormonal temos de testar e re-testar os níveis hormonais para que a dose seja a mais fisiológica possível.

Devemos corrigir a resistência à insulina e à leptina, a dominância estrogénica, bem como as hormonas sexuais e a GH para aumentar a longevidade. Há várias maneiras de optimizar as hormonas, incluindo a alimentação e o exercício físico.  

12 comentários

Comentar post