Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 22.06.09

ÁGUA

Dr. Luís Romariz

Cerca de 75% do nosso corpo é formado por água. Só este número já justifica toda a atenção que possamos dar à ingestão de água – mas de água saudável!

Há um atraso entre a necessidade de repor água e o sinal cerebral da sede. Daí que possamos ter sede e imediatamente beber água, mas estando já em desidratação relativa. Neste caso o sangue fica ligeiramente mais espesso – e isso pode ser a diferença entre a saúde ou a doença, especialmente entre os menos aptos como as crianças e os idosos ou os doentes. Mas aparte as questões da fisiologia e patologia, vamos dar atenção a esse precioso líquido essencial à vida.

Será a água que consumimos e damos aos nossos filhos a melhor opção? Pessoalmente, duvido. Água pura é algo de muito raro, infelizmente. A água da rede pública é uma água potável, mas não é pura, pois sempre pode conter cloro, flúor, pesticidas, produtos oriundos da desinfecção (DBPs), arsénico, medicamentos, bisfenol-A etc... Claro que pode ser sob a forma vestigial, mas mesmo assim não deixam de existir!

Uma preocupação especial prende-se com o bisfenol-A, pois está mundialmente presente na água, mas pode ser implementado através das garrafas de plástico. Este composto comporta-se como estrogénios podendo dar cabo da nossa saúde e da nossa sexualidade.A melhor e mais saudável maneira de consumir água é usando um sistema de filtração competente – à base de carvão activado – e transportar connosco a água em recipientes biológicos e que não deixem passar a luz solar.

Certamente vale a pena investir em 75% do nosso corpo!