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Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

EXERCÍCIO: BENEFÍCIOS NÃO VISÍVEIS

Muitas pessoas aderem ao exercício físico por causa das alterações de aparência que ele pode proporcionar – menos gordura, maior tonicidade e firmeza muscular, pernas mais tonificadas, por exemplo. Mas há muito mais benefícios para alem daqueles que são visíveis. Estes benefícios “invisíveis”são tão importantes, se não mais, do que os aspectos estritamente estéticos. Os estudos apontam para o facto de que se por um lado muitas pessoas iniciam o exercício por causa dos seus benefícios estéticos, continuam por causa do bem-estar proporcionado. Como é que o exercício melhora a sua vida?

1. Diminui a ansiedade

O exercício tem um impacto positive no humor, reduzindo a ansiedade. A sua prática faz criar novos neurónios, bem como aumenta as suas conexões. Como interfere positivamente nos neurónios produtores de GABA o exercício acalma da mesma forma que quando tomamos tranquilizantes. Também é uma das melhores estratégias para prevenir e combater a depressão.

 

2. Incrementa a imunidade

Quando fazemos exercício aumentamos a circulação sanguínea por todo o corpo. Isto melhora o perfil da imunidade, reduzindo inclusivamente gripe e resfriados. A prática de um mínimo de duas horas e meia por semana reduz imenso as hipóteses de apanhar gripe e outras viroses.

3. Melhora o sono

Se tiver dificuldade em adormecer, o exercício pode ser uma solução.

 

 

4. Redução dos sintomas de PMS

As mulheres com síndroma pré-menstrual, incluindo a irritabilidade e distensão abdominal, obtêm melhorias. De facto, o exercício beneficia mais de 80% destas mulheres.

 

5. Aumenta a actividade sexual

O exercício físico é um importante componente de uma boa vida sexual, diminuindo inclusivamente a disfunção eréctil.

.

6. Melhora a actividade cerebral

O incrível aumento do fluxo sanguíneo em consequência do exercício permite que o cérebro funcione melhor, mais concentrado após o treino. Para além disso, permite o crescimento de novas células cerebrais, visíveis nomeadamente ao nível do hipocampo. Há um notório aumento da conexões interneuronais, e uma protecção das lesões.

7. Melhora a aparência

O exercício ajuda o corpo a ficar tonificado e magro, aumentando imenso a auto-estima.

 

Um dos benefícios importantes do exercício consiste em ajudar a normalizar a glicemia, a insulina e a leptina. Isto é crucial para optimizar a saúde e prevenir doenças crónicas, explicando a razão do exercício ser uma potente forma de terapia. De facto, é a melhor terapia para distúrbios como depressão e outras patologias psiquiátricas, bem como doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.

Eu recomendo uma actividade física diária de cerca de 30 minutos, divididos por treino com pesos em alta intensidade/poucas repetições (10 minutos), e treino de aeróbica de intensidade intervalada (cerca de 20 minutos).

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:47
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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