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Sexta-feira, 22 de Abril de 2011

NUTRIÇÃO E IMUNIDADE: DEFESA ESTRATÉGICA

O nosso corpo vive em zona de guerra. A nossa imunidade tem uma tarefa ciclópica ao lutar contra o inimigo público nº1: os microrganismos invasores. Eles estão em toda a parte e apresentam-se sob várias formas, desde vírus mutantes, bactérias, toxinas ambientais e aditivos alimentares, alergénios, adoçantes e gorduras trans (margarinas). Vamos rever a acção de alguns alimentos capazes de criar uma defesa estratégica de forma a fortalecer o sistema imune.

Estratégia oposta. Numa palavra: nutrientes. Claro, um plano nutricional é fundamental, mas também são necessários os suplementos correctos de forma a estarmos bem preparados para a baralha. Pensemos em vitamina C, A, E, D, B6, ácido fólico, zinco, óleo de peixe e GLA. E asseguremo-nos que ingerimos muita água, no mínimo seis a oito copos diários. Além de tudo ajuda à limpeza das toxinas.

Alimentos super.  A proteína magra encima a lista. Ela aumenta a produção e energia celulares e sustenta a imunidade. Saiba que as sociedades em que se vive mais as pessoas comem mais proteína do que nós. Ao contrário, uma dieta rica em HC suprime a imunidade. Portanto concentremo-nos nos ovos, e no frango, peru, bife, cordeiro, marisco e peixe. E não esquecer que devemos preferir os produtos biológicos pois são livres de antibióticos e hormonas. Os lacticínios podem ser prejudiciais por favorecerem a proliferação de fungos. As ervilhas e as nozes também são boas fontes proteicas.

Cogumelos.  Devido ao seu conteúdo em Selénio são bons activadores da resposta imune. As vitaminas B (riboflavina e niacina) também aumentam a imunidade.

Citrinos.  Estão repletos de vitamina C e flavonoides (antioxidantes) que incrementam a função imune.

Amêndoas.  Ajudam a fazer face ao stress através da vitamina E e do complexo B.

Couves.  Estão carregadas de antioxidantes e aumentam a produção do glutatião – o nosso antioxidante major.

Brócolos.  Ricos em nutrientes, estes vegetais ajudam a estimular a imunidade e protegem das lesões. Têm vitaminas A e C, glutatião e sulforafane (agente anticancerígeno).

Germe de trigo.  Faz parte no núcleo do trigo, e tem potente actividade imuno-estimuladora. Reúne 23 nutrientes, incluindo zinco, antioxidantes, e complexo vitamínico, Tem um bom conteúdo proteico, para alem de gordura saudável e fibra.

Iogurte.  Os bacilos do iogurte activam a imunidade. O iogurte Grego, mais rico em proteína, é óptimo para fazer molhos ou batidos.

Espinafres.   Um alimento verdadeiramente "super-imune", ajuda à produção de novas células, à reparação do AND e ao fortalecimento da imunidade. Como? Através dos folatos, vitamina C e fibra.

Pimentos vermelhos.  Muitos nutrientes e poucas calorias, estão carregados de vitamina C e betacarotenos, protegendo as células dos efeitos dos radicais livres e aumentando a imunidade.

Batata-doce.  Outro alimento rico em betacaroteno, de baixo índice glicémico, ajuda a abrandar o envelhecimento e é uma boa fonte de vitamina A.

Bagas.  Ricas em antioxidantes combatem a inflamação, o cancro e a degeneração das veias.

Uma alimentação baixa em HC e complementada com exercício físico contribui para aumentar a imunidade. 

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:06
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1 comentário:
De ministério da saúde a 11 de Maio de 2011 às 15:10
Olá, blogueiro!
A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
Curta a vida. Sexo, só se for com camisinha, senão não dá! Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre!
Para mais informações: http://www.camisinhaeuvou.com.br/, http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
Atenciosamente,
Ministério da Saúde.

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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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