Não ponha na pele algo que não seja capaz de ingerir
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Domingo, 12 de Dezembro de 2010

ENTÃO O QUE PODEMOS FAZER PELO NOSSO CORAÇÃO?

Bom, no seguimento do post Segurança, pode fazer alguns exames: •ECG (melhor seria o Holter) que nos dá uma visão do funcionamento eléctrico do nosso coração. •Ecocardiograma que nos fornece informação acerca do funcionamento cardíaco e defeitos estruturais. •Prova de esforço que nos pode excluir doença coronária séria. •Avaliação da espessura da íntima/média da carótida, que nos dá informação sobre aterosclerose. •Avaliação do desempenho endotelial por PAT ou temperatura, que nos informa acerca do funcionamento das artérias e sobre a aterosclerose (este exame é fiável, facilmente reprodutível e não é caro). •Determinação dos ácidos gordos nos glóbulos vermelhos que nos dá uma visão do equilíbrio do ambiente trombótico/anti-trombótico; inflamatório/anti-inflamatório; vasoconstrictor/vasodilatador. •Determinação sanguínea das interleucinas e da PCR de alta sensibilidade, que nos fornece uma perspectiva sobre o risco de doença cardiovascular, Determinação sanguínea da homocisteína e das lipoproteínas (vulgo colesterol) que nos indica a possibilidade de deterioração das artérias e consequente risco cardiovascular. •Determinação sanguínea da insulina, glicemia, HB A1c, O’Sullivan, e microproteinúria na urina de 24 horas que nos faz uma avaliação sobre o risco de diabetes e por consequência do risco de lesão cardiovascular. Adicionalmente, a medição da tensão arterial é elementar, após excluir HTA e/ou sobrepeso, bem como evicção do tabagismo, devemos instituir um programa simples de exercício físico sustentado e uma alimentação mediterrânica modificada – ou seja, alimentação mediterrânica clássica com aumento do aporte proteico. A harmonização hormonal é fundamental, nomeadamente a DHEA nos homens, bem como alguns suplementos: •Reequilíbrio do eixo sódio/potássio (suplemento de potássio). •Reequilíbrio do eixo cálcio/magnésio (determinação do magnésio nos glóbulos vermelhos) •Ómega-3 em altas doses (700 mg EPA + 500 mg DHA) e ácido alfalipoico (600 mg). •Flavonoides, vitamina complexo E, complexo C e D (preferencialmente sol). Importante não esquecer que as margarinas devem ser abolidas (incluindo a tal que dizem ser boa para o coração9, bem como os óleos alimentares (pior ainda quando os sujeitamos à fritura) Com isto tudo podemos ficar sossegados quanto ao nosso coração? Ainda temos as alterações ambientais como o chumbo, cádmio, pesticidas, mercúrio, etc. E há sempre os imponderáveis, para alem da nossa ignorância médica - pois ainda sabemos pouco – mas há uma grande vontade mundial de avançar e saber tudo. Mas com o anteriormente descrito já avançamos racionalmente no nosso sossego cardíaco.
publicado por Anti-Envelhecimento às 11:43
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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