Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

01.12.10

Minha Cara


Dr. Luís Romariz

Boa tarde, estou com coração nas mãos. A minha filha com seis anos fez uma TAC á face e ao cérebro onde se dectou sinusite, uma ano antes fez um RX que não dectou nada, apesar de ela durante esse periodo se ter queixado com dores de cabeça, o que aconteçe ainda hoje, ela está com onze anos. Numa ida ao oftalmologista ele ficou bastante alarmado quando eu lhe contei o sucedido, foi bastante duro comigo e disse-me que uma TAC correspondia a 100 RX , um elevado grau de radiação para uma criança de 6 anos. Fiquei doida porque ao questionar o médico sobre a relutância em ele passar o exame (se era pelas radiações?) ele disse-me que não, que a TAC até emitia menos radiações que o RX . Depois disto ando muito preocupada, se soubesse disto não deixava fazer. Quais as consequencias a longo prazo? O que posso fazer para diminuir os efeitos nefastos? Por favor preciso de alguém que me sossegue um pouco, neste momento sinto que falhei como mãe, afinal é nosso dever protege-los e não expo-los a perigos como estes. Obrigada

 

Antes de mais é preciso ter calma! A radiação é algo cumulativo, portanto ainda vai muito a tempo de não facilitar em futuras radiografias ou TAC's. De facto, a radiação emitida por uma TAC é menor do que a que seria necessária para fazer o mesmo, se tal fosse possível, através de radiografias, mas ainda assim é imensa. Depois, há suplementos capazes de combater os efeitos das radiações, nomeadamente o ácido alfalipoico e a gingko biloba. No futuro, caso seja imprescindivel uma imagiologia radical opte pela RM - ressonância magnética. O mesmo se aplica às mamografias. Por um lado ajudam a detectar cancro da mama, por outro emitem radiação capaz de iniciar um!

Estou sempre ao dispôr dos leitores, pelo que incentivo a colocarem questões, e caso queira outro esclarecimento não hesite em escrever.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.