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Domingo, 24 de Outubro de 2010

10 ITEMS QUE SABOTAM O NOSSO SONO

Se há algo que os Ocidentais não têm em quantidade suficiente, é o caso do sono. Um estudo publicado pelo National Sleep Foundation descobriu que as pessoas dormiam apenas 6 horas e 40 minutos diariamente, ao contrário das 7 a 9 horas recomendadas. A privação do sono tem estado associada aos maiores problemas de saúde: diabetes, doença cardiovascular, hipertensão arterial e obesidade. A privação do sono também cobra uma taxa adicional na nossa saúde mental, emocional e na nossa capacidade de trabalho, de conduzir e operar com máquinas (há um estudo que aponta a sonolência como causa de 36% dos acidentes de viação. Quando pensamos em saúde, somos tentados a pensar em nutrição e em exercício, mas há uma terceira variável: o sono.

Se tem problemas em dormir, reveja os factores capazes de sabotarem o sono.

Comida: uma refeição pesada ou cheia de condimentos antes de deitar pode levar a uma dispepsia, azia ou desconforto gástrico. Assegure-se que come o suficiente ao jantar, de forma a não ter fome na hora de deitar. Evite o álcool como veiculo de relaxamento imediato, pois ele é capaz de lhe alterar o sono a posteriori, impedindo que entre nos estágios do sono mais profundo.

Luz: embora possa ouvir musica ou TV para ajudar a adormecer, o ruído pode interromper o sono. Mantenha o volume muito baixo, preferencialmente use uma função que desligue os aparelhos sonoros após determinado tempo. O silêncio melhora a qualidade do sono, pelo que desligue ventoinhas ou máquinas que lhe possam perturbar o sono. Evite ecrans de computador ou TV pois “acordam” o cérebro.

Exercício: uma rotina regular de exercício vai produzir um sono mais profundo e duradouro.

Sestas longas: evite longas sestas durante o dia, mesmo que tenha tido insónia na noite anterior.

Trabalhar na cama: evite trabalhar ou comer na cama pois estará a associar estas actividades ao stress e não ao sono. Crie um ambiente no seu quarto o qual seja associado ao sono: escuro, sossegado, morno e confortável. Se for incapaz de adormecer ao fim de 30 minutos, saia da cama e faça qualquer actividade relaxante como a leitura. Volte para a cama um pouco depois.

Falta de uma rotina: relembra-se de quando era pequena e tinha um ritual para se deitar? Estabeleça uma rotina parecida com a da sua infância. Evite chocolate e bebidas com cafeína tais com os refrigerantes nas 3 horas antes de se deitar. Evite completamente a alteração da hora de deitar, inclusive ao fim-de-semana.

publicado por Anti-Envelhecimento às 11:24
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5 comentários:
De Pedro Silva a 25 de Outubro de 2010 às 18:38
Sr Doutor, apesar de os artigos serem interessantes, parecem ser a tradução de outros em língua inglesa. E, por vezes, o português escrito não é dos melhores. Veja-se neste artigo: à uma terceira variável... O correcto é há, do verbo haver. É um erro de palmatória, que nem o corrector ortográfico detecta! Mais atenção, por favor. Cumprimentos. Pedro Silva.
De Nelson Cardoso Rodrigues a 26 de Outubro de 2010 às 00:01
Caro Pedro Silva
Ora aqui está um comentário irrelevante, deselegante e num tom paternalista, o que o torna também bastante palerma.
Não conheço o Dr. Romariz e tenho a certeza de que ele não necessita do meu patrocínio...
Quem aqui vem (e quem o faz fá-lo voluntariamente) não vem à procura de originalidade, mas de informação. Há dezenas, se não centenas de sites como este, todos com informações idênticas, muitas vezes, plasmadas umas a partir das outras; enfim, mas o serviço à comunidade, neste caso, poderá estar em apresentar as informações em português, não acha?!
Respire fundo e descomprima...A picuinhice é, segundo dizem, um importante preditor de patologia cardiovascular.
Cumprimentos
De Eduardo Queiroz a 7 de Novembro de 2010 às 16:53
Concordo com a opinião do Nelson Cardoso Rodrigues quanto aos comentários deselegantes de Pedro Silva.

Quando não se tem nada de útil para dizer, o melhor é ficar calado...

Acho os artigos extremamente úteis!

Melhores cumprimentos,

Eduardo Queiroz
De Anónimo a 14 de Novembro de 2010 às 14:10
Dr Romariz em toda a vida profissional a maior parte das vezes tive dificuldade em dormir, muito devido ao stress profissional. Tenho 62 anos, claro sou menopausica e fiz THS . Depois de entrar na reforma, houve uns tempos em que passei a dormir melhor, mas logo voltei a ter muita dificuldade em dormir. Fiz estudo do sono, andei em consultas em especialistas do sono,e , a solução era administrar-me benzodiazepinas . Tomei uma miríade destes medicamentos com as mais diferentes dosagens,e , nem sempre entre uns e outros era feito o desmame. Actualmente estou com sedoxil 1 comp 1 hora antes de dormir e quando me sinto mais ansiosa tomar 1/2 ou um comprimido ao jantar de bromalex . o que é certo é que são mais as noites mal dormidas, e nas que durmo sinto que o sono não é reparador; acordo cansada ando muito irritada durante todo o dia. Há 2 anos que faço ginásio. Desde Maio que faço caminhadas de 1:30 h em média por dia pelo menos 5 a 6 dias por semana. Desde Outubro que pratico ginástica de grupo (yoga=1h; pump=1 h; Lady fit= 1 a 2 h; Pilates=3 h; Barriga Killer=1 a 2 horas) por semana.Estas actividades são das 18:30 às 20:30. Além da medicação atrás mencionada também tomo "Bone Defense" - ou seja Calcio com Iproflavona, vit D3 e K2, cártia e Protelos. Por automedicação tomo Estrofito plus (Isoflavonas de soja e Ácido Gama Linolénico) para ver se surtia algum efeito no sono e suores nocturnos. Quanto às orientações que deu para o sono, já as aplico hà muito tempo mas não vejo resultados. Será que me pode ajudar no meu PROBLEMA do sono?
De detectives privados portugal a 29 de Novembro de 2011 às 01:39
Boas very obrigado. ver isto é extrmament excelent... aquela entrada é mesmo engraçado.. paxei a ser fa 100% no bloge! cumpx

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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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