Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

10.10.10

A INCONTINÊNCIA URINÁRIA É COMUM, E TRATÁVEL!


Dr. Luís Romariz

Muitas mulheres com incontinência urinária pensam que é um problema apenas delas. Mas esta patologia é muito mais comum do que se possa pensar. E quando interfere como dia-a-dia das mulheres, está na altura de procurar ajuda médica. Há tratamentos, muitos deles não cirúrgicos, segundo a opinião dos urologistas.

Até que ponto é vulgar a incontinência urinária? A incontinência, ou ligeiras perdas, afecta 1/3 das mulheres. É mais prevalente nas mulheres mais idosas, mas há muitas mulheres jovens com perdas urinárias, algumas vezes após terem dado à luz. A incontinência tem um impacto fortemente negativo na qualidade de vida das mulheres e no seu bem-estar, limitando a actividade física.

Há vários tipos de incontinência: normalmente classificamos a incontinência em incontinência de urgência (às vezes não consegue chegar ao banheiro sem perder alguma urina) e incontinência de esforço (perda com a tosse, espirro, exercício, etc.). Muitas mulheres sofrem dos dois tipos de incontinência, e cerca de 80% delas relatam outros problemas associados como prolapso uterino e prolapso rectal.

O que causa a incontinência? A gravidez e o processo de envelhecimento são factores primários. Problemas como a asma e a diabetes têm um papel preponderante, bem como o excesso de peso e o tabagismo. De facto, demonstrou-se que o emagrecimento em 5% ou 10% era o suficiente para melhorar a perda urinária.

Quando se deve procurar ajuda? Esta é uma questão pertinente. Há evidência de que 50% das mulheres com incontinência não procuram ajuda médica. As causas podem residir no embaraço, na crença de que não há nada a fazer ou no medo de procedimentos invasivos. As mulheres devem compreender que embora a incontinência seja um problema comum, não deve ser considerada como uma fatalidade do envelhecimento. Há vários tipos de tratamento médico disponíveis para quem não quer ser submetido a uma cirurgia. Se uma mulher deixou de fazer coisas que lhe davam prazer, tais como almoçar fora com as amigas, fazer jogging ou brincar com os seus filhos, não deve deixar que a sua bexiga lhe controle a vida! As decisões terapêuticas são diferentes de paciente para paciente.

Quais são os tratamentos para a incontinência urinaria? A incontinência de urgência é normalmente tratada com medicação e alterações comportamentais. As pacientes com sintomas persistentes podem receber uma injaçao de toxina botulínica (Botox) na bexiga, ou poderão usufruir de um "pacemaker" para a bexiga, ambos os quais podem ser procedimentos efectuados em regime ambulatório. As terapias iniciais para a incontinência de esforço incluem treino de fortalecimento dos músculos pélvicos, perda de peso ou a utilização de um anel de incontinência. Um procedimento ambulatório consiste na “carga uretral” a qual envolve a de material à volta da uretra de forma a criar uma melhor vedação contra a perda urinária. Finalmente, se não houver outra opção alem da cirurgia, o procedimento mais comum é a introdução de uma “funda” por baixo da uretra o que dá suporte e previne as perdas. Certos tipos de cirurgia podem ser efectuados numa base ambulatória com procedimentos minimamente invasivos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.