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Quarta-feira, 6 de Outubro de 2010

INTENSIDADE DO EXERCÍCIO E EMAGRECIMENTO

Certo, está farta dos quilos extra que carrega e tomou a iniciativa de perde-los. Talvez esteja a fazer exercícios de pesos, jogging, até talvez esteja a cortar nas sobremesas…a beber menos refrigerantes e mais água. Dedicou-se de corpo e alma a expulsar esses indesejáveis quilos, e ainda assim, quando ao fim de três semanas de árduos esforços se pesa a balança pouco menos peso revela. Desencoraja e pára com os exercícios. Antes que se aperceba voltou aos velhos hábitos de sedentarismo. Soa familiar? Esta é uma velha história …

Os erros mais comuns desta estratégia são:

  • Usar o tipo de exercício menos efectivo: treino aeróbico
  • Fazer muitos exercícios de cardio, e quase nada de resistência
  • Fazer demasiadas repetições por ciclo de exercício
  • Levantar os pesos muito rapidamente

Não é fácil por de lado os velhos hábitos e comer adequadamente e fazer exercício pelo menos três vezes por semana. O exercício, a par de uma dieta adequada, é a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde. É capaz de reverter os danos do envelhecimento das nossas artérias (disfunção endotelial), e se tivermos melhores artérias teremos mais rejuvenescimento. Infelizmente, a maioria dos adultos não faz nem de perto nem de longe a quantidade de exercício recomendada, e outros não fazem mesmo nada. Falta de tempo é a razão mais frequentemente invocada, mas talvez esta seja uma desculpa em vias de extinção! A evidência mostra que formas mais intensas de exercício têm mais impacto do que treinos que consomem mais do que uma hora a executar. Eis uma dica:

  • Faça um aquecimento durante 5 minutos
  • Depois faça os exercícios com a maior intensidade que puder durante 30 segundos
  • Recupere durante 90 segundos
  • Comece por três e vá até oito repetições
  • Arrefeça durante alguns minutos cortando a intensidade do treino em 60%

A pedra de toque consiste em alcançar a intensidade máxima. Para tal basta calcular frequência cardíaca máxima para cada idade (220-idade; exemplo para 55 anos 220-55= 165) e ir aproximando gradualmente. Claro que se deve certificar de que não tem qualquer contra-indicação. Compre um relógio que determine a frequência cardíaca e tenha em consideração que quando alcançar o máximo poderá sentir náuseas e tonturas. Em 30 a 60 segundos deverá recuperar completamente. Desde que faça exercicio de alta intensidade cerca de duas vezes por semana devrá notar:

  • Diminuição da gordura corporal
  • Aumento do tónus muscular
  • Pele firme e diminuição das rugas
  • Aumento da energia e da libido
  • Melhoria da forma física

Se tiver mais de 30 anos terá entrado na somatopausa – diminuição na produção da hormona do crescimento – e como tal terá cada vez menor capacidade de rejuvenescimento. O exercício e uma alimentação de baixo índice glicémico revertem esta diminuição. Outro erro comum em relação ao exercício é o tempo gasto em cardio. Normalmente nos ginásios faz-se 70% cardio e 30% de resistência. Isto é compreensível uma vez que é mais fácil andar do que levantar pesos, mas à medida que vamos envelhecendo a maior parte do treino deve ser de resistência. E não se esqueça que um treino deve ser composto por:

  • Exercícios de cardio
  • Exercícios de resistência
  • Exercícios de flexibilidade
  • Exercícios de equilíbrio (yoga)
publicado por Anti-Envelhecimento às 14:02
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1 comentário:
De Anónimo a 6 de Outubro de 2010 às 23:24
Boa noite!
Gostaria de saber qual a duração ideal de exercício aeróbio para que se produza o maior impacto na prevenção de doenças . Por outras palavras o que é o mínimo recomendável e o máximo indesejável ? Como o exercício acelera o metabolismo e está também associado á produção de radicais livres, gostaria de saber se o exercício apesar do impacto na prevenção de doenças associadas á idade pode assim acelerar o envelhecimento?

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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
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