Não ponha na pele algo que não seja capaz de ingerir
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Terça-feira, 6 de Julho de 2010

MANTENHA-SE HIDRATADA

Todos fazemos planos para usufruir dos tempos ao ar livre, no Verão. Mas fez planos para se assegurar que se mantém bem hidratada? A desidratação pode ocorrer rapidamente e ser muito perigosa, mesmo fatal. Ocorre quando se perde muita água corporal, ou ocorre uma diminuição na ingestão, ou ambas.

Podemos perder água de três maneiras: através da respiração, do suor e da urina. A diarreia, o vómito e a diabetes também podem ser causas de perda excessiva de água.

Muitas actividades ao ar livre envolvem algum tipo de exercício, e é importante relembrar que a sudação pode conduzir rapidamente à desidratação. Mesmo uma caminhada vigorosa no tempo quente pode fazer perder algo como quase meio litro de água. Actividades mais fortes – volleyball, ciclismo, patinagem – podem levar a maiores perdas de água.

Os sinais de desidratação incluem boca seca, falta de lágrimas, menor sudação, cãibras, palpitações, urina amarelo escura, tonturas, náusea e vómito. A confusão, fraqueza e perda de consciência podem estar pressentes quando há uma desidratação grave. Para a desidratação média recomenda-se ingestão repetida de pequenas quantidades de água ou chá. Não recomendo bebidas energéticas porque contem frutose. A necessidade diária média de um adulto cifra-se em 2 a 3 litros de água; se desidratado terá de ser bem maior. Se aparecerem sintomas mais graves devemos recorrer a um SU. Isto é especialmente válido para os idosos e para as crianças pequenas. Melhor ainda, previna a desidratação fazendo o seguinte:

- Desencorajar actividades extenuantes durante as horas de maior calor, nomeadamente entre as 10 e as 16 horas.

- Privilegie ficar à sombra sempre que possível.

- Use chapéu e vestuário fino e claro.

- Hidrate-se frequentemente. Beba um copo de água antes, durante e após qualquer tipo de exercício.

Não se esqueça de usar protecção solar, e tenha em mente um facto importante: quando temos sede já há algum grau de desidratação. Neste caso o sangue fica mais espesso...Goze o Verão!

publicado por Anti-Envelhecimento às 10:42
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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