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Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

O JEJUM REGENERA A IMUNIDADE

O efeito do jejum vai para além da perda de gordura. De facto, rejuvenesce as células responsáveis pela imunidade. Quando jejuamos, o sistema tenta poupar energia, e uma das maneiras que usa é a reciclagem das células da imunidade que não estejam a ser precisas, que possam ter defeitos ou estejam velhas. À medida que o jejum avança, diminui o número de glóbulos brancos. Quando se reinicia a alimentaçãoa contagem de células começa a aumentar. A redução destas células da imunidade despoleta a regeneraçãodas células mãe dando novas células imunes mais aptas. Ao jejuarmos reduzimos a expressão de uma enzima chamada PKA, a qual promove a longevidade celular ao fazer entrar em modo de regeneração. A boa notícia é que o organismo vÊ-se livre prioritariamente das células velhas ou defeituosas.

 

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 18:32
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Segunda-feira, 21 de Julho de 2014

TESTOSTERONA: PROTEGE O CORAÇÃO

Embora tenham surgido dúvidas sobre a segurança cardiovascular da modulação hormonal com testosterona, um estudo publicado em Julho de 2014 no Annals of Pharmacotherapy  demonstrou um inequívoco beneficio protector desta modulação. E o estudo foi significativo pois enrolou 6355 homens com idades iguais ou superiores a 66 anos. O risco de patologia cardiovascular diminuía em cerca de 31% o que é altamente significativo. A testosterona ao aumentar a massa muscular melhora a sensibilidade à insulina e o perfil lipídico, para além de possuir propriedade anti-inflamatória e anti-coagulante capazes de reduzir a espessura da placa arterial responsável por trombos. Esta é uma análise rigorosa acerca de um elevado número de pacientes.

publicado por Anti-Envelhecimento às 17:32
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Domingo, 13 de Julho de 2014

TENHA UM BOM SONO

Em termos simples, o sono tem quatro fases mas duas são altamente ão altamente revigorantes:

  • Sono profundo, ou verdadeiro sono
  • Sono de movimentos rápidos dos olhos (REM), que é a fase dos sonhos

A melhor maneira de entender estas duas fases é pensar nelas como dois diferentes tipos de sono, que proporcionam diferentes tipos de nutrição cerebral. O sono e os sonhos são um pouco como a água e a comida do psíquico. Para uma saúde óptima, precisamos dos dois. Em média necessitamos de cerca de 7 horas de sono diariamente. Devemos ter consciência de que a falta de sono é cumulativa, e que ao fim de dias pode representar a perda de uma noite de sono. Milhões de pessoas fazem isto sem se darem conta que elevam os riscos de acidentes, desempenho intelectual, etc.

Dado que a fase de sonhar acontece no último terço da noite, uma perda de sono nesta altura resulta em “privação de sonhos”. Frequentemente, o despertador impede que se consuma a fase final de um sonho, levando a uma frustração subconsciente. Ora esta fase do sono digere a informação do dia, como o intestino digere uma refeição. Se interrompidos, gera mal-estar.

É importante deitar cedo, num quarto às escuras, sem ruído e a uma temperatura ambiente confortável. À noite, quando somos expostos à luz, mesmo que seja apenas uma ou duas horas antes de dormir, isso gera uma supressão na produção da melatonina. A longo prazo, isto pode levar a alterações que vão muito além da insónia. É fundamental aprender a relaxare a descansar de forma a obter um bom sono. Caso contrário, pode ocorrer uma produção anormal de cortisol, detectável em testes de saliva, a qual resulta numa desregulação dos ritmos circadianos

publicado por Anti-Envelhecimento às 10:24
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Sábado, 12 de Julho de 2014

O STRESS PODE DESENVOLVER UM ATAQUE CARDÍACO?

Cerca de uma em cada três mortes pode ser atribuída a doença cardiovascular. A forma mais comum é o enfarte do miocárdio. Surpreendentemente a maioria dos ataques acontece às segundas-feiras, e foi relacionada com o stress do trabalho. A maioria das pessoas não tem a consciência de que o sintoma mais comum é a morte súbita. Frequentemente, não há prenúncios tais como dificuldade em respirar, ou dor no peito. A boa noticia é que tal como a diabetes, a doença cardiovascular é fácil de prevenir, mas teremos de ser proactivos. O principalfactor de risco é a inflamação. Uma alimentação adequada – dieta mediterrânica modificada – exercício físico, exposição solar, e contacto com a terra são pedras de toque na prevenção cardiovascular. Recentemente, dois estudos lançaram luz sobre o elo entre o stress e ataque cardíaco. À medida que o stress sobe, também sobem os glóbulos brancos promotores de doença aterosclerose e ruptura da placa arterial – enfarte. Por outro lado, o choque emocional ou o sobre exercício podem despoletar um ataque cardíaco por libertação de hormonas como a norepinefrina que pode dispersar bactérias nas paredes arteriais. O cortisol, por sua vez, produzido de forma crónica conduz a uma dessensibilização das estruturas e dado que a inflamação é parcialmente regulada por esta hormona, esta dessensibilização aumenta a resposta inflamatória proporcionando uma inflamação sem controlo. A inflamação crónica é pois a marca padrão da doença cardiovascular, pelo que devemos mudar os estilos de vida conducentes ao stress. Os bio indicadores úteis podem dar uma ideia de como estamos:

 

  • HDL/CT deve estar acima de 25%
  • TG/HDL deve ser menor do que 2
  • Ferro, este é um agente oxidativo pelo que se estiver elevado devemos tirar sangue

 

Uma das melhores maneiras de baixar o stress é através do sono, meditação, actividade física regular, exercícios respiratórios, divertimento e boa disposição.

Corte radicalmente no açúcar de forma a proteger o seu coração, evite alimentos processados, controle a insulina; analise os níveis de vitamina D e optimize-os. O exercício físico é tão importante como os medicamentos.

Mantenha contacto com o solo quer andando descalço de forma regular, quer usando sapatos de sola natural, pois isto reduz a inflamação e tem impacto na doença cardiovascular. Quando fazemos isto, os electrões fluem livremente da terra para o nosso corpo. Este efeito é um dos mais potentes antioxidantes que se conhece.

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:32
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VAI UM CAFEZINHO?

Se for como a maioria das pessoas, você iniciará o dia bebendo uma chávena de café. De acordo com a Health Magazine, metade dos adultos adere a este ritual diário, apesar dos avisos tradicionais de que o café possa ser prejudicial para a saúde. O café quando ingerido de forma correcta pode constituir uma excelente ferramenta para a promoção da saúde e da boa forma física. É possível produzir orientações que ajudem a gozar o café sem riscos. O café melhora a diabetes e se consumido antes de um treino aparente ter benefícios que foram revelados pela ciência. As pessoas que ingerem café antes de um treino queimam cerca de 15% mais calorias durante as três horas seguintes, comparadas com as que ingerem placebo. O café pode aumentar o metabolismo em cerca de 20%, e apresenta outros benefícios:

  • Melhora a micro circulação
  • Reduz a dor
  • Melhora a resistência
  • Preserva a massa muscular
  • Melhora a memória

 

Mas há que ter em conta algumas reservas: poderemos perder estes benefícios ao adicionarmos leite, natas ou adoçantes. É importante lembrar que a mistura de antioxidantes, incluindo o ácido clorogénico, os bioflavonoides, as vitaminas e os minerais contidos nos grãos de café, ajudam a neutralizar os efeitos indesejáveis do café. Estudos recentes apontam o café como um modulador do NFkB – o principal “culpado” pela inflamação e cancro. Os maiores benefícios aparecem com o consumo de dois expressos por dia. São de evitar as bebidas energéticas com cafeína, pois podem provocar lesão neuronal.

publicado por Anti-Envelhecimento às 11:05
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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