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Segunda-feira, 30 de Abril de 2012

O MITO DAS CALORIAS

Por definição, uma caloria é a quantidade de energia necessária para fazer subir em um grau a temperatura de um grama de água. Isto faz-se em laboratório num aparelho chamado calorímetro. Ora a maneira como se queima os nutrientes é completamente distinta consoante é efectuada num calorímetro ou no nosso corpo. Na realidade as calorias não são todas iguais. Vejamos alguns exemplos: a ingestão de 100 calorias de proteína obriga a um gasto energético de 30 calorias para as transformar dentro do nosso organismo. Restam então 70 calorias, e estas não têm a capacidade de libertar insulina – a hormona do armazenamento. Já se as calorias forem provenientes de gordura, para além de também não interferirem nos processos de armazenamento, são altamente saciantes. Todos sabemos que uma refeição gorda nos faz ficar sem fome durante muito tempo. O caso dos hidratos de carbono é completamente inverso. A ingestão dos HC faz libertar insulina, e o excesso de glicose oriundo da sua transformação é convertido a triglicéridos que se depositam nas artérias, nas vísceras e nos inestéticos “pneus”. O pior de todos os HC é a frutose pois quase toda é convertida pelo fígado em gordura, lesando o fígado – fígado gordo – com a continuação do processo. Daí devermos evitar os sumos (mesmo os caseiros feitos com fruta) e os refrigerantes. O álcool enferma de um processo similar. Segundo a investigação cientifica de ponta nós estamos preparados para consumir um máximo de15 gramasde frutose por dia, o que se encontra em média em duas peças de fruta. Assim, parece acertado ingerir uma peça de fruta – é conveniente variar – às refeições. Raramente temos o hábito de comer frutos secos, e no entanto são extraordinariamente saudáveis. Agora que se avizinha o tempo de por o corpo em evidência, devemos ter muito cuidado com o que comemos de maneira a  estarmos em boa forma e livres de doenças como a obesidade, diabetes, cardiovascular, etc. É que as calorias não são todas iguais ...

publicado por Anti-Envelhecimento às 11:56
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Sábado, 28 de Abril de 2012

MORANGOS CONTRA A DEMÊNCIA

Um artigo cientifico publicado na revista médica Annals of Neurology relata o efeito protetor das dietas que contêm elevado consumo de bagas, nomeadamente mirtilos e morangos, em relação ao declínio cognitivo cerebral. As bagas são extremamente ricas em compostos antioxidantes favonoides, os quais reduzem o impacto negativo da inflamação e stress sobre a função cerebral. Foram avaliadas mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 55 anos as quais faziam parte do Nurses' Health Study. A função cognitiva  foi avaliada nas 16010 participantes,  que agora tinham idades acima dos 70 anos, a cada dois anos. O consumo de elevadas quantidades de mirtilos e morangos estava associado a um menor declínio da função cerebral, resultando num abrandamento do envelhecimento cerebral de 2.5 anos. Um reforço da ingestão de outras classes de flavonoides estava associado a um abrandamento do declínio ainda maior. O consumo destas bagas também mostrou ter impacto positivo na memória, pois os flavonoides são capazes de atravessar a barreira hemato-encefálica (tipo de firewall que protege o cérebro de substancias estranhas). Aproveitem esta informação e a época fértil em morangos – os mirtilos são bem maias caros – para consumir o máximo possível ao menor preço. Também podem congelar os morangos ou até desidrata-los. Uma boa sobremesa consiste num gelado de morango de simples confeção: bate-se os morangos num liquidificador juntamente com whey de morango e natas. Vai ao congelador. Também podem prescindir do whey substituindo-o por folhas de gelatina.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 15:20
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Sexta-feira, 27 de Abril de 2012

CONTROLE A TENSÃO ARTERIAL

Se você sofre de hipertensão arterial, um dos principais assassinos da actualidade, então vai querer saber como se pode controlar a TA sem tomar fármacos químicos. Uma das opções recai na alimentação pois quanto mais hidratos de carbono se ingerirem, nomeadamente os de elevado índice glicémico, mais ácido úrico se produzirá o que bloqueia a enzima que produz o óxido nítrico, o qual dilata as artérias promovendo uma diminuição dos valores da tensão arterial (TA). A ingestão de proteínas, especialmente as mais ricas em arginina, promovem a síntese do óxido nítrico e consequentemente baixam a TA. O exercício físico também promove a diminuição e estabilização da TA. Mas isto você já sabe... o que talvez não saiba é que o complexo B, nomeadamente o ácido fólico e a B6, tem a capacidade de diminuir naturalmente a TA por interferirem com a produção do óxido nítrico – o tal que dilata as artérias. O magnésio também melhora a TA, embora por outro mecanismo, promovendo a dilatação das artérias. Claro que tudo que promove a dilatação das artérias também promove a saúde cardiovascular e o desempenho sexual – dilata as artérias do pénis (este é o mecanismo de acção do Viagra). A ingestão/suplementação de vitaminas B também impede a formação de um subproduto proteico – a homocisteína – o qual é capaz de lesar as artérias por dentro. Na minha prática clínica proponho a suplementação com 240 mg de magnésio, 50 mg de vitamina B6 e 2.5 mg de ácido fólico duas vezes ao dia. E já agora não se esqueçam de outra vitamina capaz de regular a TA e que é completamente grátis... a vitamina D formada a partir da exposição solar sem protectores.

publicado por Anti-Envelhecimento às 10:02
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Segunda-feira, 23 de Abril de 2012

COMO MANTER AS COSTAS SAUDÁVEIS

O tratamento das lombalgias está a modificar-se. Agora valoriza-se o papel central do exercício e a sua importância na manutenção de uma região lombar saudável. Também se está a triar melhor quais os candidatos a cirurugia. A lombalgia tem diversas causas, incluindo o desgaste que acompanha o envelhecimento. Mas enquanto não conseguirmos atrasar o relógio biológico, há coisas que podemos fazer para melhorar:

  • Ficar em forma. Músculosabdominais e lombares fracos causam ou exacerbam as lombalgias. Esta é uma das razoes pelas quais os alongamentos dos abdominais e lombares são importantes para o tratamento da lombalgia, e para a sua prevenção. O exercício também fortalece e alonga os músculos que suportam a coluna vertebral. Isto permite uma postura correcta que ajuda a manter as dores afastadas.
  • Manter o peso corporal correcto. Coma poucos hidratos de carbono.
  • Acabar com o vicio. Você já ouviu isto antes, mas deixe de fumar. A nicotina contribui para a dor lombar.
  • Aligeirar as cargas. Isto é especialmente válido para quem carrega mochilas.
  • Desenvolver hábitos saudáveis. Evite actividades como usar o aspirador, estar demasiado tempo sentado ao computador. Vá mudando de posição frequentemente.
publicado por Anti-Envelhecimento às 20:41
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CRUCÍFERAS E CANCRO

Os vegetais da família das crucíferas – brócolos, couves, couve-flor, etc. – ajudam a prevenir os cancros da mama e próstata. Os indóis são compostos orgânicos que têm um impacto positivo na saúde das células, sendo o diindolmetano o mais poderoso tendo acção de aumento da imunidade e de reequilíbrio hormonal nomeadamente ao nível dos estrogénios. De facto, estes compostos favorecem a transformação dos estrogénios que produzimos e dos alienígenas em produtos inócuos não cancerígenos. Certos metabolitos dos estrogénios têm acção cancerígena, especialmente quando associados à obesidade, á exposição a químicos e outros tóxicos ambientais, mas o diindolmetano têm a capacidade de fazer com que a transforação seja no sentido de metabolitos inofensivos. O sulforafane dos brócolos é o indol que maior e melhor protecção confere. Os tecidos da mama e próstata, a par de outros, são os tecidos mais sensíveis a estas biotranformações perniciosas. Podemos fazer um teste de metabolitos dos estrogénios na urina e ficar a saber qual a nossa tendência para transformar os estrogénios. Como ponto de partida ingira cerca de 100 gramas de brócolos por dia.

publicado por Anti-Envelhecimento às 15:07
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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