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Domingo, 31 de Outubro de 2010

PORQUE UMA MULHER SEM ÚTERO PRECISA DE PROGESTERONA

Sou frequentemente questionado acerca deste assunto pois as doentes são ensinadas pelos Ginecologistas que após uma histerectomia a progesterona deixa de ser necessária. Isto é sui generis pois este dogma não é suportado pela fisiologia, pela bioquímica e muito menos pela endocrinologia. Limitar a utilização da progesterona às mulheres com útero é uma atitude redutora pois ignora os dados científicos que mostram que a progesterona tem um efeito benéfico nos outros tecidos, nomeadamente na mama. Foram identificados receptores para a progesterona em quase todas as células do nosso corpo; portanto ela tem acção por todo o organismo.

Pior, é confundir a progesterona (hormona produzida pela nossa espécie) com progestinas – produtos sintéticos diferentes da progesterona, e como tal não reconhecidos pelo organismo. Destas, a mais vulgar e mais prescrita é o acetato de  medroxiprogesterona que tem precisamente efeitos opostos aos da progesterona endógena. Desta forma não será surpreendente o aumento de cancro da mama e da doença cardiovascular entre as mulheres que tomam progestinas. Esta é a principal razão porque a terapia hormonal de substituição é temida e prescrita com o horizonte temporal de 5 anos. A progesterona, ao contrário, tem efeitos anti-proliferativos portanto anticancerígenos. Mais uma vez vou explicar sucintamente aquilo que devia estar adquirido por todos os profissionais de saúde: os estrogénios fazem crescer os tecidos e a progesterona controla esse crescimento. Quando a mulher entra no climatério começa a produzir menos progesterona (nos ciclos anovolatórios produz zero) e na menopausa a sua produção ovárica é nula. Mas como ainda produz estrogénios – embora apenas cerca de ⅓ do que produzia nos anos férteis – há uma predominância deste em relação à progesterona, fenómeno conhecido como dominância estrogénica e que pode conduzir ao aparecimento de cancro genital e da mama. Embora ligeiramente diferente, este fenómeno também acontece nos homens: como com o passar dos anos o homem produz mais estrogénios a partir da sua testosterona (chegando nalguns casos a ter mais estrogénios que as suas parceiras em menopausa) há uma dominância estrogénica que pode iniciar a cancerigenação da próstata. Baseados nestas diferenças entre progesterona e progestinas, os autores do maior estudo hormonal, o estudo PEPI de 1995, concluem que “deveria ser dada progesterona a todas as mulheres”, embora segundo a corrente médica vigente esta declaração devesse ser “deveria ser dada progesterona a todas as mulheres excepto às que não têm útero, mamas ou sistema cardiovascular”. Outra preocupação é o facto de muitos profissionais de saúde ignorarem a acção osteoformadora da progesterona, mantendo a ideia absurda e anti-científica de que a osteoporose menopaúsica é da exclusiva responsabilidade do decréscimo dos estrogénios. É não perceber porque é que pouco após a menopausa já é notória uma osteopenia acentuada: é o fruto de vários anos de insuficiência em progesterona. As progestinas só agravam esta situação. Mas também é caricato o facto de frequentemente ser consultado por mulheres a quem foram prescritas progestinas e às quais se requisitaram análises contendo o doseamento de progesterona. Dá-se alhos, e pede-se bugalhos. Sejamos inteligentes: a natureza na sua evolução é bem mais sábia do que nós. Como diria um colega com muito senso de humor: “as pessoas são muito resistentes, até resistem aos médicos”!

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:24
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MULTIVITAMINAS

Um estudo Sueco avaliou o risco cardiovascular de 31.671 indivíduos, idades entre 49 e 83 anos, que tomavam multivitaminas. As mulheres que tomaram vitaminas durante mais de cinco anos tinham uma redução de 41% no risco de doença cardiovascular, quando comparadas com as que nada tomavam. Neste estudo nenhuma das pessoas tinha doença cardiovascular, indicando que as multivitaminas eram uma boa ferramenta para manter a saúde cardíaca.

Embora este estudo realce as vantagens da ingestão de multivitaminas, mantenho a opinião de que estas deverão ser um suplemento de uma alimentação rica em nutrientes – vitaminas, minerais, oligoelementos e antioxidantes.

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:23
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Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

TESTOSTERONA REDUZIDA NOS HOMENS, ASSOCIADA A AUMENTO DA MORTALIDADE

Um recente relatório publicado em Novembro de 2010 na revista Heart mostra um aumento do risco de morte prematura, por todas as causas, entre os homens com níveis insuficientes de testosterona. Investigadores do Royal Hallamshire Hospital in Sheffield analisaram os dados de 930 homens cm doença cardiovascular submetidos a angiografia coronária entre Junho de 2000 e Junho de 2002. Foram medidas a testosterona total e a livre no dia da intervenção. Os doentes foram seguidos durante cerca de 7 anos, período no qual ocorreram 129 mortes. Setenta e três delas foram devidas a causas cardiovasculares. Cerca de 24% dos participantes tinham níveis diminuídos de testosterona total ou livre. Enquanto o uso de aspirina de beta bloqueantes estava associado a uma diminuição ajustada da mortalidade, o riso estava aumentado quando associado à insuficiência cardíaca e à insuficiência em testosterona.

Isto vem na sequência dos meus avisos sobre o risco cardiovascular da diminuição dos androgénios. Já em tempos revelei um estudo que associou a insuficiência em DHEA à morte por doença cardiovascular. A baixa testosterona está directamente relacionada com a gordura visceral, e com a resistência à insulina. E escusado será referir que uma insuficiência em testosterona sabota a sexualidade masculina!

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 16:49
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Domingo, 24 de Outubro de 2010

10 ITEMS QUE SABOTAM O NOSSO SONO

Se há algo que os Ocidentais não têm em quantidade suficiente, é o caso do sono. Um estudo publicado pelo National Sleep Foundation descobriu que as pessoas dormiam apenas 6 horas e 40 minutos diariamente, ao contrário das 7 a 9 horas recomendadas. A privação do sono tem estado associada aos maiores problemas de saúde: diabetes, doença cardiovascular, hipertensão arterial e obesidade. A privação do sono também cobra uma taxa adicional na nossa saúde mental, emocional e na nossa capacidade de trabalho, de conduzir e operar com máquinas (há um estudo que aponta a sonolência como causa de 36% dos acidentes de viação. Quando pensamos em saúde, somos tentados a pensar em nutrição e em exercício, mas há uma terceira variável: o sono.

Se tem problemas em dormir, reveja os factores capazes de sabotarem o sono.

Comida: uma refeição pesada ou cheia de condimentos antes de deitar pode levar a uma dispepsia, azia ou desconforto gástrico. Assegure-se que come o suficiente ao jantar, de forma a não ter fome na hora de deitar. Evite o álcool como veiculo de relaxamento imediato, pois ele é capaz de lhe alterar o sono a posteriori, impedindo que entre nos estágios do sono mais profundo.

Luz: embora possa ouvir musica ou TV para ajudar a adormecer, o ruído pode interromper o sono. Mantenha o volume muito baixo, preferencialmente use uma função que desligue os aparelhos sonoros após determinado tempo. O silêncio melhora a qualidade do sono, pelo que desligue ventoinhas ou máquinas que lhe possam perturbar o sono. Evite ecrans de computador ou TV pois “acordam” o cérebro.

Exercício: uma rotina regular de exercício vai produzir um sono mais profundo e duradouro.

Sestas longas: evite longas sestas durante o dia, mesmo que tenha tido insónia na noite anterior.

Trabalhar na cama: evite trabalhar ou comer na cama pois estará a associar estas actividades ao stress e não ao sono. Crie um ambiente no seu quarto o qual seja associado ao sono: escuro, sossegado, morno e confortável. Se for incapaz de adormecer ao fim de 30 minutos, saia da cama e faça qualquer actividade relaxante como a leitura. Volte para a cama um pouco depois.

Falta de uma rotina: relembra-se de quando era pequena e tinha um ritual para se deitar? Estabeleça uma rotina parecida com a da sua infância. Evite chocolate e bebidas com cafeína tais com os refrigerantes nas 3 horas antes de se deitar. Evite completamente a alteração da hora de deitar, inclusive ao fim-de-semana.

publicado por Anti-Envelhecimento às 11:24
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Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

A PROTEÍNA DE SORO DE LEITE (Whey) ACTIVA A REPARAÇÃO MUSCULAR

Os investigadores demonstraram que 25 gramas de whey a seguir ao exercício físico de resistência estimulam o rejuvenescimento muscular. Eles demonstraram nos humanos  que o whey active o gene que sinaliza o sistema (mTOR) responsável pela longevidade e pelos benefícios dos aminoácidos branched-chain. Colectivamente estes estudos mostram como estes aminoácidos ajudam as pessoas a manter a boa forma e como ajudam a aumentar a longevidade. É importante notar que isto á bem mais do que formar músculo – se bem que isso seja importante pois também aumenta o numero e tamanho das mitocôndrias que são as nossas centrais energéticas – pois significa um aumento na capacidade de produção de energia que proporciona que as células vivam mais e melhor. Quando temos mais e melhores mitocôndrias isso significa que aproveitamos melhor a capacidade energética dos alimentos e que ficamos mais magros e saudáveis. Dado que o nosso coração também é um músculo, um efeito lateral benefício do exercício consiste em “ligar” os genes que directamente ajudam a rejuvenescer a função cardiovascular. Pessoalmente prefiro o whey ao pequeno-almoço pois é mais fácil de usar e metabolicamente mais eficaz. Outra boa altura para o tomar é após um treino.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 17:03
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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